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Mobilização prol trem de passageiros avança e meta a partir de agora é abaixo-assinado

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Na OAB, Prefeitura, Câmara, Alesp e entidades unem forças em prol da ferrovia

Aliar forças políticas e públicas para sensibilizar o governo paulista a incluir Rio Claro na ação que estabelece o retorno do trem de passageiros. Pelo projeto, em fase de elaboração na Secretaria de Estado de Planejamento, o investimento inicial será feito no trajeto entre Americana e São Paulo.

A partir deste ponto, a Ordem dos Advogados do Brasil (4ª Subseção) articulou reunião, realizada na manhã de quinta-feira, 26. A Mesa Principal foi formada por: Du Altimari, prefeito de Rio Claro; Olga Salomão, vice-prefeita; Aldo Demarchi, deputado estadual; João Zaine, presidente da Câmara Municipal de Rio Claro; Irineu de Oliveira Prado, desembargador aposentado; Rosa Cattuzzo, presidente OAB-RC e vereador Geraldo Voluntário.

Em sua fala, Oliveira Prado, nomeado pela OAB para atuar como catalisador de apoio,defendeu que Rio Claro elabore abaixo-assinado com consistência. A seu ver, o governo paulista precisa entender que além de ter raízes ferroviárias, a cidade vai lutar muito pela volta dos trens de passageiros.

“Não basta o trabalho das nossas forças políticas. É preciso o município participar desta ação de forma intensa”, defendeu Oliveira Prado ao discordar do investimento limitado à rota São Paulo-Americana.

João Zaine, que também representou o Parlamento Regional do Aglomerado Urbano – grupo que representa 1,3 milhão de habitantes de 22 cidades – colocou a Câmara Municipal à disposição da OAB-RC e destacou a importância da reunião no que diz respeito à representatividade.

“Temos hoje na sede da OAB, sindicatos, Acirc, Fiesp, Ciesp, Legislativo, Executivo, Maçonaria, entre outras entidades. Trata-se de um grupo qualificado com força para elaborar abaixo-assinado de peso. Desta forma, a história ferroviária de Rio Claro vai ecoar no Palácio dos Bandeirantes”, assinalou o presidente da Câmara.

Du Altimari avalia o movimento que se inicia como válido. Destacou ações desenvolvidas pela prefeitura que possibilitaram a retirada dos trilhos da Avenida 26 até Batovi e a que busca a transferência das oficinas ferroviárias para o Jardim Guanabara.

“Rio Claro tem história ferroviária, tem oficinas de solda e de recuperação de vagões. Não faz sentido a cidade ficar fora deste primeiro lote de investimento. É nesta rota que temos de caminhar”, argumentou o prefeito.

Para Aldo Demarchi, que desde 2007 discute o assunto através da Comissão de Transportes da Alesp, o momento de Rio Claro se levantar é agora. O deputado observou que o projeto ainda se encontra na Secretaria de Planejamento do governo paulista.

“Depois que o projeto for concluído ficará mais difícil buscar a alteração que contemple Rio Claro. Vamos unir forças”, disse o parlamentar.

Na avaliação de Olga Salomão, a inclusão de Rio Claro no projeto precisa ter tratamento regional já que o trecho até Americana conta com cidades como Limeira, Cordeirópolis e Santa Gertrudes.

“A mobilização precisa unir Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Limeira. Estamos falando de uma rota e não apenas de uma cidade”, afirmou a vice-prefeita.

Geraldo Voluntário completou a fala da vice-prefeita externando aos presentes que a articulação com as cidades citadas está em andamento através do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano.

“Estamos em contato com vereadores de Limeira, Santa Gertrudes e Cordeirópolis. O objetivo é levantar número expressivo de assinaturas para que o trem de passageiros possa contemplar a rota São Paulo-Rio Claro”, finalizou.