A inclusão de Rio Claro no projeto do Trem Regional de Passageiros reúne lideranças da sociedade civil às nove horas desta quinta-feira (26) na sede da OAB local. A reunião será presidida pelo advogado e desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado por definição da presidente Rosa Cattuzzo. Os trabalhos de convocação local e regional contam com mobilização da Câmara Municipal por intermédio do vereador Geraldo Luís de Moraes, o Geraldo Voluntário.
Em fase de licitação, o Trem Regional de Passageiros está previsto para operar no leito da antiga Cia Paulista até Americana a partir de São Paulo. “Pela tradição ferroviária de Rio Claro entendemos que o município não pode ficar de fora do projeto, por isso a iniciativa da mobilização”, explica Irineu Prado. O orçamento para a primeira fase do projeto é estimado em cinco bilhões de reais.
O vereador Geraldo Voluntário explica que o assunto vem sendo debatido no Parlamento Regional e mobiliza vereadores também de Americana, Limeira, Cordeirópolis e Santa Gertrudes. “Buscamos apoio do deputado Aldo Demarchi e de lideranças dos municípios vizinhos porque a questão ferroviária está diretamente ligada a essas cidades”, observa.
Na sexta-feira (20) o vereador de Limeira doutor Júlio entregou pessoalmente ao governador Geraldo Alckmin ofício solicitando a inclusão de Limeira e Rio Claro no projeto. A entrega aconteceu durante a inauguração do Restaurante Bom Prato na naquela cidade.
O encontro na OAB prevê reunir advogados, representantes de clubes de serviços e de entidades de classe, ferroviários, sindicalistas e lideranças da sociedade civil.