
Professor Dalberto no Distrito Industrial de Rio Claro.
Nos últimos anos Rio Claro foi contemplada com um grande número de obras públicas, sobretudo relacionadas ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Como resultado, alavancou-se a infraestrutura do município, inclusive com a solução histórica da questão das enchentes do Inocoop.
Um setor, entretanto, que o vereador entende ser fundamental e que a administração municipal deve imediatamente reunir esforços é a política de atração industrial, sobretudo agora, com o Brasil ameaçado por um processo de desindustrialização devido a agressiva competição internacional. “A instalação de indústrias tende a ser cada vez mais um desafio devido à grande concorrência por elas, portanto o poder público deve estar preparado para articulação eficiente com os grupos empresariais, oferecendo benefícios para que as empresas escolham Rio Claro”, afirma Professor Dalberto.
Nossa região, nos últimos anos, teve a instalação de importantes indústrias, especialmente voltadas ao setor automobilístico, como a Hyundai em Piracicaba, a Honda em Itirapina e a Mercedes em Iracemápolis. Rio Claro necessita se alinhar a esta “frota de desenvolvimento”, ainda que em outros ramos industriais.
“O investimento em obras públicas é fundamental para o redesenho da cidade, porém gera custos com contrapartida da Prefeitura e posterior manutenção. No caso das indústrias, a riqueza gerada por impostos, empregos e a dinamização da economia produz um efeito “ganha-ganha” para todos os envolvidos”, explica Professor Dalberto.
Por fim, o vereador lembra que o Poder Público necessita criar as condições para um novo surto industrial em nosso município, ampliando nosso PIB e as oportunidades para os trabalhadores, principalmente para a juventude ávida pelo primeiro emprego. A Câmara Municipal, com toda a certeza, pode ser uma grande aliada neste processo.