- Educação, Homenagem, Sessão Solene

Parlamento entrega Medalha “Post Mortem” aos familiares do professor Fadel

Compartilhe:

Professor Dalberto entrega a "Medalha Post Mortem" a esposa do homenageado, Marisa Aparecida Merli Antônio.

Professor Doutor Fadel David Antonio Turma Filho, falecido em 20 de julho de 2014, era geógrafo formado pela USP (Universidade de São Paulo) e com cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e livre docência) pela UNESP de Rio Claro, SP. Sua área de atuação era Geografia Cultural, Geografia do Brasil, Amazônia Brasileira, Literatura e Geografia, História do Pensamento Geográfico, Geografia e Ensino.

Desde 1987 estava lotado no Departamento de Geografia do IGCE/UNESP (Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro e durante muitos anos o professor foi colaborador do Grupo ELO (Estudos da Localidade), contribuindo na produção de materiais didáticos, pesquisas em ensino e novos saberes docentes.

Por conta de sua rica trajetória, a Câmara Municipal de Rio Claro concedeu aos familiares do professor Fadel, como era carinhosamente chamado, a Medalha “Post Mortem”, através de Sessão Solene realizada na penúltima semana de dezembro, no auditório da ACIRC (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro).

Professor Dalberto, autor da propositura, enfatizou a importância do homenageado na história acadêmica do município. “A educação tem sido, há muito tempo, a razão de nossa caminhada. Essa homenagem é o reconhecimento de um educador que teve papel fundamental na formação de professores e pesquisadores que vieram de diversas partes do Brasil estudar na UNESP de Rio Claro- SP”, destacou o vereador.

Emocionado, o amigo e também professor Adler Guilherme, agradeceu ao vereador Professor Dalberto e a Câmara Municipal por homenagear Fadel, pois essa medalha transcende a família e se estende a todos aqueles que fizeram parte de sua vida. “Tive a oportunidade de passar momentos diferenciados ao logo de uma vida com o Fadel. De amigos na adolescência a velhice. Realizamos também uma carreira paralela.  Uma carreira de décadas em um momento onde raramente nossos jovens optavam pelo magistério, pois sempre acreditamos que o sucesso do país estava ligado a educação. Fadel dirigiu durante anos o Laboratório de Geografia que não se restringia apenas aos alunos da faculdade. Ele ensinou, pesquisou e estendeu o conhecimento a comunidade mais próxima e preparou professores que nunca tinham acesso a Universidade para receber conhecimentos advindos da pesquisa para um aprimoramento do processo educativo de seus correspondentes alunos. Isso ele fez com a maior presteza, devoção e esforço”.

Compuseram a mesa de autoridades na solenidade, o presidente da Casa, vereador Agnelo Matos, vice-presidente, vereador Júlio Lopes, segundo-secretário, vereador Professor Dalberto, vereador João Zaine, representando o prefeito municipal Du Altimari, Milton José Hussni Machado Luz e a esposa do homenageado, Marisa Aparecida Merli Antônio.