
Prefeito, Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB Rio Claro e representantes de organizações protetoras de animais, discutiram com os parlamentares as ações estratégicas do departamento.
Votado durante a reforma administrativa da Câmara Municipal, o Departamento de Proteção Animal irá em breve ser uma realidade no município de Rio Claro. Isso se deve ao trabalho realizado ao longo do último ano pelos vereadores Professor Dalberto, Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli.
O processo de criação do departamento foi iniciado na última quarta-feira, 07, quando reunidos com o prefeito Du Altimari, juntamente com a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB Rio Claro e representantes de organizações protetoras de animais, os parlamentares discutiram o planejamento estratégico para atuação desta nova diretoria.
Professor Dalberto citou que é necessário elaborar um processo dividido em partes, para que algumas metas sejam alcançadas. “O departamento será responsável por coordenar todas as ações voltadas a proteção, defesa e bem estar animal, além de atuar na elaboração de políticas públicas nesse sentido”, explicou. “Dessa forma, como primeiro passo, é importante definir qual o desenho e como será a forma de trabalho do departamento, inclusive, os nomes daqueles que irão compor sua equipe”.
Maria do Carmo Guilherme acompanhou o raciocínio do Professor Dalberto. “Inicialmente devemos definir a forma de trabalho, a equipe responsável e analisar junto a Sepladema e ao Gabinete do Prefeito, quais os recursos disponíveis”, salientou a vereadora. Por fim, a parlamentar destacou destacou que é a primeira vez na história de Rio Claro, que a administração municipal atua em defesa da proteção animal.
Raquel Picelli endossou a necessidade de planejamento a curto, médio e longo prazo. “As ações que forem definidas devem conter as estratégias de atuação integradas às políticas municipais de saúde, educação e meio ambiente”, citou.
Mauro Cerri, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB Rio Claro, agradeceu aos vereadores e ao prefeito pela criação do departamento, antigo desejo da entidade e usou São Carlos como exemplo. “Quando um representante de São Carlos esteve em Rio Claro, este definiu que o segredo do sucesso do departamento está vinculado aos seus funcionários, que devem ser pessoas vocacionadas e engajadas para a causa animal”, lembrou.
Du Altimari citou que o município irá fazer o possível para que o departamento atue da melhor maneira possível e informou que a criação do novo canil e da clínica para atendimento cirúrgico para famílias de baixa renda, essenciais para seu funcionamento, devem em breve estar em funcionamento. “Avançamos nesse tema com a criação do departamento animal. O novo canil municipal em breve será entregue, assim como uma clínica de atendimento de animais para famílias de baixa renda. Definidas as ações e a equipe de trabalho, devemos colocar o departamento em funcionamento em poucas semanas” explicou o Prefeito.