- Homenagem, Notícias

Feira do Agronegócio da Vila Martins leva o nome de Nilza Correia com entronização

Compartilhe:

Homenagem à ex-diretora de Agricultura marca encerramento da Feira de Agronegócio

Uma justa homenagem. Desta forma Raquel Picelli avaliou a entronização de Nilza Correia Lourenço Freitas na Feira do Agronegócio no antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A. A solenidade, realizada no final da tarde do último domingo, 14, contou também com as presenças do prefeito Du Altimari, vice Olga Salomão e vereadores João Zaine, Maria do Carmo Guilherme e Júlio Lopes.

A família da homenageada foi representada pelo seu marido José Roberto e filhas Laura e Júlia. Titular da pasta de Agricultura, Carlos Alberto de Lucca também acompanhou os trabalhos ao lado da diretora da secretaria, Maria Helena Demori e do Pastor Eldo Kruger da Igreja Luterana de Rio Claro.

“Mulher guerreira que não poupou esforços para que a criação da Secretaria Municipal de Agricultura se tornasse realidade”, disse Raquel Picelli em sua fala. “Teve atuação destacada junto aos governos estadual e federal para viabilizar projetos através de parcerias”, acrescentou a vereadora.

Raquel Picelli assinalou a trajetória profissional de Nilza Correia, que atuou como diretora de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Rio Claro entre 1997 e 2004, se confunde com a história de conquistas do setor agrícola.

Nilza Correia coordenou o programa estadual do leite que envolveu mais de 40 cidades.  Implantou o programa Melhor Caminho, lutou para que Rio Claro pudesse receber quatro pontes metálicas destinadas à zona rural, foi responsável pelo programa Banco da Terra atendendo 22 famílias que retomaram o trabalho no campo, implantou a patrulha mecanizada, entre outras atividades.

“A Nilza Correia esteve à frente do trabalho que resultou na reforma do Espaço Livre da Vila Martins o qual foi adaptado para receber projetos de apoio à agricultura que integram a Central do Agronegócio”, enfatizou a vereadora na solenidade.

Implantação de hortas comunitárias, cursos de aproveitamento integral de alimentos, manuseio, conservação e higiene de alimentos e uso de plantas medicinais constam na trajetória profissional de Nilza. “Poderíamos citar muitas outras realizações desta mulher que nunca poupou esforços para transpor barreiras em prol de melhorias às famílias que vivem do agronegócio. Por isso, afirmou com todas as letras: a entronização aqui oficializada é o mínimo que a comunidade, através da classe política, pode fazer para retribuir os seus anos de dedicação”, finaliza a vereadora.