- Direito Animal, Saúde

Professor Dalberto desenvolve projeto para adoção e guarda responsável de animais

Compartilhe:

Cães e gatos são excelentes companheiros, mas exigem cuidados e responsabilidade para que eles vivam com dignidade e bem-estar.

Existe um crescente número de animais abandonados, em situação de risco ou sofrimento em nosso município. Parte deles acabam abrigados no Canil Municipal que, mesmo seguindo todas as normas de cuidado, pela natureza própria do local, não consegue oferecer as condições adequadas para a vida do animal.

Estas condições só podem ser oferecidas com o acompanhamento de um tutor que efetive a sua guarda responsável. Desta forma, a situação ideal é que os animais abrigados por motivos extraordinários no Canil Municipal encontrem rapidamente um tutor.

Partindo deste ponto de vista, o vereador Professor Dalberto (PDT),  deu entrada na Câmara Municipal de um projeto de lei, de co-autoria das vereadoras Maria do Carmo Guilherme (PMDB) e Raquel Picelli, que obriga o Poder Executivo, através do Canil Municipal, a promover mensalmente evento que estimule a adoção dos animais abrigados no local.

“Entendemos que eventos mensais de adoção contribuiriam efetivamente para diminuir a população de animais no canil, tendo como objetivo principal, garantir a melhora significativa de suas qualidade de vida”, explica Dalberto.

O vereador lembra que além de ampliar as campanhas de adoção, a lei também tem o objetivo de evitar que os animais sejam novamente rejeitados. “A maioria dos casos de abandono é por irresponsabilidade dos antigos donos, que compraram ou pegaram um bichinho sem pensar nas consequências disso, sem estar completamente cientes da responsabilidade que é ter um animal de estimação”, alertou Dalberto.

O projeto irá tramitar pelas Comissões da Câmara Municipal para depois ser levado para votação no Plenário.

Guarda Responsável

Ter um animal de estimação implica em uma série de obrigações. Esses deveres constituem o que se designa como guarda responsável, sendo alguns deles:

01 ) A solução contra o abandono e o sacrifício de animais começa em sua casa, esterilizando seu animal. A esterilização é a maneira mais eficaz de resolver um problema muito comum hoje em dia: a grande quantidade de animais abandonados.

02 ) Os animais devem ficar abrigados do sol e da chuva, com espaço suficiente para se deitar e virar.

03 ) Forneça a ração adequada ao peso e à idade do seu animal. Mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

04 ) Dê banhos periódicos.

05 )  Manter o animal saudável é importante não apenas para ele, mas também para a saúde da própria família. Vacine e dê vermífugo a seu animal dentro dos prazos estabelecidos pelo médico veterinário. Não utilize vacinas de balcão e sem procedência.

06 ) Ao sair de casa com o seu animal, utilize sempre coleira e guia. Se ele for agressivo, utilize também uma focinheira.

07 ) Recolha as fezes de seu animal das ruas; para isso, ao sair de casa a passeio, leve um saquinho e uma pequena pá.

08 )  Identifique seu animal com plaquetas presas às coleiras com o seu nome e telefone.

09 ) Se você mora em apartamento ou condomínio, além de todos os cuidados dos itens anteriores, não permita que seu animal incomode os vizinhos.

Não esqueça!!

10) Não abandone o seu animal: abandonar animais é um ato de crueldade e também está previsto como crime pela Lei Federal 9.065 de 1988.