
Paulo Guedes entrega a homenagem ao diretor Anderson de Lima e sua vice Adriana Cristina Sodelli, na escola Victorino Machado.
“Na pia nem pensar! Óleo usado é para reciclar!”. Com esta filosofia, as escolas municipais Victorino Machado e Antônio Sebastião da Silva realizam um trabalho pedagógico de educação ambiental junto aos alunos, pais e toda a comunidade onde estão inseridas.
Em parceria com a empresa Verde Gerenciamento de Resíduos, o programa implantado tem o objetivo de estimular a coleta do óleo de cozinha e desenvolver projetos de conscientização sobre os danos que este resíduo pode causar ao meio ambiente se jogado diretamente na natureza ou mesmo na rede de esgoto.
Para entender estes malefícios, para cada litro de óleo jogado diretamente na natureza, um milhão de litros de água serão contaminados, prejudicando rios, lagos e todo seu ecossistema. O esgoto também não pode receber o óleo de cozinha. Nesse caso irá poluir o solo e contaminar nossos rios, além de entupir a rede. Para tratar esse esgoto, será necessário muito dinheiro, que por fim, é repassado na conta de água da população.

Paulo Guedes entrega a homenagem na escola Antônio Sebastião da Silva para a diretora Maria Cristina Bianchini Coneglian, sua vice Anelise da Silva Carbinatto e Catarina Conceição Cervezan, professora coordenadora.
Por conta desse trabalho, exemplo na cidade, o vereador Paulo Guedes (PSDB) entregou pessoalmente na tarde desta quarta-feira, a Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade pelo Legislativo, ao corpo diretivo e a todos os docentes que se dedicam a este importante trabalho.
“Através da mobilização dos alunos, este trabalho foi fundamental para que a comunidade compreendesse que todos podem contribuir para evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha e assim preservar nosso meio ambiente”, citou Paulo Guedes.
O Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume produzido, 1/3 vai para óleos comestíveis. O consumo per capita fica em torno de 20 litros/ano, o que resulta em uma produção de 3 bilhões de litros de óleos por ano no país. Mais de 200 milhões de litros de óleos usados por mês vai para os rios e lagos comprometendo o meio ambiente.