
Júlio Lopes compõe a Mesa Diretora da 5ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania realizada em Araras.
Araras recebeu nesta quinta-feira (27) a 5ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, promovida numa parceria entre a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Uvesp (União de Vereadores do Estado de São Paulo). A atividade aconteceu no Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson (Unar). O tema abordado nesta edição foi “Pessoas com Deficiência e Sociedade Civil”.
Aproximadamente 150 representantes de municípios do Estado de São Paulo participaram do evento, sendo Rio Claro representada pelo vice presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Lopes, que tem amplo trabalho em prol da pessoa com deficiência. “Essas ações são importantes para que possamos unificar discursos e ações em todo Estado paulista em prol da defesa dos direitos das pessoas que possuem mobilidade reduzida”, declarou o vereador.
Durante o encontro, o Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, lançado no último dia 12 de novembro, foi amplamente discutido. Seu objetivo será promover e ampliar a interlocução e o intercâmbio entre gestores públicos municipais responsáveis por questões relativas aos direitos, à acessibilidade e à inclusão das pessoas com deficiência. Segundo Cid Torquato, secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, hoje a maior parte dos municípios paulistas já contam com responsáveis por políticas públicas em prol das pessoas com deficiência. “Agora, estaremos em rede trocando ideias, projetos e boas práticas”, concluiu.
Júlio Lopes, por sua vez, lembrou da instituição da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei federal nº 12.587), o tema ganhou não só maior relevância, como também prioridade. Graças a esta lei, municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes devem elaborar, até abril de 2015, seus Planos Municipais de Mobilidade Urbana.
“É importante ressaltar que como primeira de suas diretrizes, a lei cita especificamente a acessibilidade universal, ou seja, ratifica a importância da adoção destes critérios e normas como pilares fundamentais para o desenvolvimento deste projeto”, afirmou o parlamentar. O vereador ainda enfatizou que os municípios que não estiverem enquadrados nesta lei não poderão ter acesso aos auxílios financeiros da União.
Outro ponto levantado por Júlio, que é inclusive pauta de sua atuação no Legislativo, é a criação de um departamento específico para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Vários municípios de São Paulo já criaram um departamento que atua exclusivamente para o desenvolvimento de políticas voltadas à acessibilidade, em concordância com a Lei 12.587. Não podemos ficar para trás, Rio Claro precisa implantar o seu o mais rápido possível”, cobrou.
Durante o encontro também foi abordada a dificuldade de se fazer turismo, já que por conta das limitações físicas, algumas pessoas acabam sendo excluídas desta prática, justamente pela falta de estrutura de pontos turísticos, hotéis, restaurantes, entre outros estabelecimentos ligados a área. A deputada estadual Célia Leão, que defende a valorização da atividade turística como um processo de inclusão social, lembrou que estudos apontam que cidades adaptadas recebem muito mais turistas. “Temos que desenvolver projetos e ambientes de maneira que contemplem toda a diversidade humana, pois ninguém viaja sozinho. Todo deficiente tem uma família, amigos, marido, esposa etc.”, concluiu.
No final do encontro o vereador Júlio Lopes reiterou ao secretário Cid Torquato e ao presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, o desejo de levar a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania para Rio Claro em 2015. “Enfatizei o nosso desejo de realizar este encontro em Rio Claro. Devemos discutir que tipo de lugar desejamos viver, lembrando que projetos de acessibilidade não favorecem apenas os que possuem mobilidade reduzida, mas todas as pessoas”, destacou o vereador.
Formaram a mesa diretora do evento, juntamente com o vereador Júlio Lopes, o secretário de Estado Adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o presidente da Frente Parlamentar de Turismo, deputada estadual Célia Leão, o prefeito de Araras, Nelson Brambilla, o presidente da Câmara de Araras, Breno Cortella, o presidente do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, Ronei Martins, e o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara.