Sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social. A partir desta rota estabelecida pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, CNDI, pré-conferências municipais são realizadas em cidades de todo o país com a temática Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades.Os trabalhos integram a fase preparatória da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa marcada para outubro de 2015.
Atenta ao desenvolvimento de políticas públicas que possam ajudar a romper preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz, Raquel Picelli, autora da lei que criou Semana Municipal do Idoso e Fórum Permanente do Parlamento do Idoso, acompanha as pré-conferências no município.
No último dia 19, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro recebeu a segunda pré-conferência coordenada pelo Conselho Municipal do Idoso que tem à frente Antônio Carlos Riani. No próximo dia 28, a partir das 8 horas, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal, o NAM, na Rua 6, número 3265, bairro Santana, será realizada a terceira Conferência Municipal.
Raquel Picelli destaca a importância dos debates realizados no município para o fortalecimento das propostas. “Projetos voltados ao raciocínio lógico, o despertar da autoestima, a abertura do mundo informatizado para a melhor idade, entre outros pontos, são discutidos nestes encontros. O objetivo principal é cada vez mais inserir o idoso as mais diversas atividades que norteiam o nosso dia a dia para que ele seja protagonista da sua própria história”, finaliza Raquel.