- Notícias

Agnelo Matos destaca curso de medicina em RC e informa início das aulas no segundo semestre de 2015

Compartilhe:

Agnelo Matos destaca a importância do curso de medicina em Rio Claro.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnelo Matos, enalteceu a escolha de Rio Claro pelo governo federal para ter uma faculdade de medicina. Cerca de 200 municípios se manifestaram interessados em ter uma faculdade de medicina. Destes, apenas 39 preencheram os requisitos necessários. Para isso, o Ministério da Educação levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica.

“Nossa cidade colherá grandes frutos por conta deste curso, não apenas na saúde, mas em toda a economia, diante do impacto positivo que uma faculdade de medicina produz onde ela está inserida”, afirma o vereador Agnelo Matos.

Agnelo explicou que neste momento está acontecendo o credenciamento das instituições de ensino superior interessadas em oferecer o curso no município. “As estimativas são que no segundo semestre de 2015 a primeira turma inicie seus estudos”, enfatizou o parlamentar. Agnelo destacou também os programas do governo federal que irão possibilitar ao filho do trabalhador o ingresso neste curso. “Através do Programa Universidade para Todos – Prouni – nossos jovens poderão, através de bolsas de estudo integrais e parciais, se formarem em instituições de ensino superior privadas”, citou.

As instituições de ensino superior (IES) que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde – os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção das IES –, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.