
Maria do Carmo com os representantes da ALL, Éder Schnetzler e Marcelo Rodrigues.
A ferrovia, marco histórico da Cidade Azul, começa a ter a sua história resgatada a partir desta quarta-feira, 22. Atendendo requerimento da vereadora Maria do Carmo Guilherme, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, a América Latina Logística, a ALL, inicia a manutenção na malha com serviços que incluem a troca de trilhos entre outros investimentos.
A informação foi confirmada pelo supervisor de operações, Éder Schnetzler.
Indagada sobre a iniciativa, Maria do Carmo explica que na primeira etapa de trabalho, a ALL fará a manutenção na malha ferroviária do trecho que se inicia nas proximidades do Shopping Rio Claro estendendo-se até a Avenida 25. De acordo com a parlamentar, a iniciativa foi motivada a partir de um munícipe que retratou, via imprensa escrita, a formação de erosão, em estágio avançado no referido trecho.
“Minhas raízes são ferroviárias, por isso tenho muito carinho com este tema. Ao ver o relato do problema compareci ao local e constatei que a erosão, em determinados pontos, tinha atingido inclusive as calçadas”, declarou Maria do Carmo. “Esse trajeto ainda é utilizado por algumas composições e existia perigo de descarrilamento se a erosão continuasse avançando”, acrescentou.
Maria do Carmo citou a importância da ferrovia na história de Rio Claro e lembrou que durante o Seminário de Turismo Ferroviário, ocorrido em nosso município no ano passado, abordou a necessidade de revitalizar a linha que liga a estação com a cidade de Santa Gertrudes para a utilização do turismo ferroviário. “A ferrovia é parte essencial da história de Rio Claro e do Brasil. Devemos manter essa cultura viva e preservada”, finalizou.