- Emprego

Guarda Mirim é homenageada na Câmara Municipal

Compartilhe:

Ana Carolina de Souza de Lima, Amanda Tavares Vitorio e Evelym Albuquerque Lopes Santos foram homenageadas na Câmara Municipal.

Em meados de 1961, um grupo de pessoas lideradas pelo Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, Juiz de Direito da Comarca de Rio Claro na época, reuniu-se com o objetivo de buscar alternativas que ajudassem às famílias carentes do município, cujos filhos não tinham acesso aos recursos sociais que lhes garantissem um futuro melhor, visando ao sucesso escolar e protegendo-os da vulnerabilidade social.

Dessa forma, foi fundada em 3 de outubro de 1961 a Guarda Mirim de Rio Claro. A princípio, o trabalho desenvolvido tinha como enfoque principal atividades direcionadas à orientação do trânsito.

Hoje, 53 anos depois da sua fundação, a Guarda Mirim de Rio Claro (GMRC) tem contribuído de forma efetiva na formação do caráter dos adolescentes, dando a eles a oportunidade de crescimento pessoal e profissional e maiores possibilidades de concorrerem e ocuparem vagas e cargos em qualquer empresa de nossa cidade.

Dessa forma, na sexta-feira (03), a Câmara Municipal de Rio Claro homenageou suas três guardas mirins – Evelym Albuquerque Lopes Santos, Ana Carolina de Souza de Lima e Amanda Tavares Vitorio – em nome de toda a entidade.

Agnelo Matos, presidente da Câmara Municipal, enalteceu as atividades realizadas pela entidade, importantes para a formação cívica de nossos jovens. “A Guarda Mirim realiza um serviço digno de aplausos, não só na formação do caráter desses adolescentes, mas também no treinamento e acompanhamento de cada um deles ao mercado de trabalho”, destacou o vereador.

Usando da palavra, o atual presidente da GMRC, Ellery Sebastião Domingos de Moraes, agradeceu a Câmara Municipal pela homenagem e o ex-vereador Sergio Carnevale como autor da lei que concedeu em 03 de outubro como o dia do Guarda Mirim.

Ellery destacou os principais pontos da instituição que tem atualmente 432 jovens aprendizes. “Hoje temos 200 alunos fazendo um curso preparatório de 6 meses e aproximadamente 60 menores, que já concluíram o curso e aguardam ingresso no mercado de trabalho, perfazendo assim um montante de 692 menores sob a nossa égide”, ressaltou o presidente da GMRC.

Também foi citado por ele a importância histórica da instituição para a cidade, já que ela assiste menores sujeitos a vulnerabilidade social sem repasse de verbas municipais, estaduais e federais. “Estes jovens, ao final de seu contrato com a GMRC, em 90% dos casos, passam a ter vínculo empregatício no local onde prestavam serviços”, destacou Ellery.

“A prefeitura atualmente é a maior parceira da GMRC e a gestão empregada em nosso município vem sendo expandida e usada de modelo por outras cidades do Brasil”, concluiu o presidente da Guarda Mirim.