- Emprego

Ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa elogia criação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Rio Claro

Compartilhe:

(Da esquerda para direita) João Zaine, vereador e líder de governo na Câmara Municipal, Bruno Quick, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae e o ministro Guilherme Afif Domingos.

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, esteve na sede da ACIRC (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) nesta quarta-feira, dia 24. Afif acompanhou a Caravana da Simplificação. O objetivo da visita foi apresentar as alterações contidas na nova Lei do Simples, que entra em vigor a partir de janeiro de 2015. O evento contou com o apoio da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e do Sebrae-SP.

Durante o encontro, o ministro Afif Domingos, que também é presidente do Fórum Permanente das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, destacou a atuação da Câmara Municipal de Rio Claro por conta da criação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que tem como foco principal possibilitar o desenvolvimento de ações que possam fortalecer as micro e pequena empresas na busca por espaços no mercado de trabalho.

O ministro enfatizou que é necessário explicar os direitos constitucionais da classe empreendedora. “Está na Constituição Federal, artigo 179º, que o tratamento diferenciado dispensado às micro e pequenas empresas é obrigatório. A grande revolução desse país virá dos pequenos, não dos grandes”, esclareceu. “Dessa forma, parabenizo a Câmara Municipal de Rio Claro por criar um espaço para este debate à partir da criação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo”, declarou Afif.

Quem também enalteu o trabalho realizado no Parlamento rio-clarense foi Bruno Quick, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae, que ao lado de Afif acompanhou a passagem da Caravana da Simplificação em nosso município. Segundo ele, o pequenos e médios empresários de Rio Claro e região devem comemorar o apoio que tem recebido. “A discussão à respeito dos temas que envolvem MPEs tiram os pequenos negócios da condição de ator secundário na economia e sociedade brasileira e trazem o segmento para o centro da agenda de debates, o que é fundamental para o desenvolvimento de uma região”.

Autor de projeto e presidente da Frente Parlamentar, o vereador João Zaine representou o Legislativo na reunião com o ministro, que contou com grande participação de pequenos e médios empreendedores de Rio Claro e região. “A informação para quem está no mercado é o principal combustível na busca por espaços. É nesta rota que trabalhamos”, afirmou o parlamentar.

Zaine destacou a fala do ministro Afif Domingos quando ele citou que os micro e pequenos empreendimentos equivalem a 97% das empresas formalizadas. “São mais de 8 milhões de micro e pequenas empresas em todo o País. Se dermos condições para que cada uma gere em média um posto de trabalho, teremos um impacto positivo de 25% na taxa de emprego privado no País. Se considerarmos o núcleo familiar, podemos falar de um impacto sobre 32 milhões de pessoas”, explicou o vereador.

“Antes, a vida destas empresas era curta por conta da falta de estrutura e apoio. Hoje, com as novas políticas públicas que serão colocadas em prática o quadro com certeza será outro”, concluiu João Zaine.