- Notícias

Palestra Superação marca o segundo dia da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Compartilhe:

A abertura da semana contou com apresentações musicais no Floridiana Tênis Clube

A professora Maria de Fátima e Silva vai apresentar a palestra Superação nesta terça-feira, 23, às 8 horas, no Floridiana Tênis Clube. A atividade faz parte do segundo dia de programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Paulo Alberto Bortolin. De acordo com a organização, também será realizado Café Sensorial. O Floridiana localiza-se na Avenida 1-JF, número 400.

A abertura oficial foi realizada na segunda-feira, 22, no Floridiana. Autor do projeto que instituiu a programação anual, Júlio Lopes destacou a importância do trabalho no que diz respeito às reflexões. “Defendemos a implantação de medidas que possam garantir a igualdade de direitos a todos”, disse o vereador. “Seja no mercado de trabalho ou na escola, os deficientes físicos devem ser respeitados e inseridos nas atividades com os demais membros dos grupos”, acrescentou.

Júlio Lopes agradeceu o apoio da administração municipal, que está implantando rampas de acesso nas ruas e avenidas da área central e o governo paulista, através da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, que enviou para Rio Claro uma academia adaptada. “Os equipamentos em pouco tempo estarão disponíveis para os deficientes físicos no Lago Azul. A prefeitura contribuiu implantando base no local para a fixação dos equipamentos”, detalhou o parlamentar.

O vereador finalizou confirmando que a quadra poliesportiva do Centro de Habilitação Princesa Victória será coberta através de emenda parlamentar já aprovada.

Em sua fala, o prefeito Du Altimari parabenizou a organização da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, através de Júlio Lopes, e observou a necessidade de se buscar apoio do governo do Estado: “Rio Claro conta como Centro de Habilitação Princesa Victória que realiza excelente trabalho com as crianças. Mas, é preciso buscar via Estado unidade para adultos. Essas crianças vão crescer e o município precisará dar seqüência ao trabalho”, sinalizou.

Juliane Antônio, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, tornou público a realização de um censo em Rio Claro. De acordo com ela, o trabalho terá com objetivo principal averiguar as reais necessidades dos deficientes. “O levantamento será feito em escolas e em entidades”, adiantou.

Secretária municipal de Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo observou que a educação especial avançou muito em Rio Claro nos últimos anos. “Hoje, temos professores capacitados para a realização dos serviços. Os deficientes, quando necessário, contam com apoio de monitores”, comentou.

Programação

Na quarta-feira, 24, às 9 horas, piquenique na Chácara Ipeúna e tarde recreativa no Floridiana das 14 às 16 horas.

A palestra Acolhimento, com o professor Vanilton Senatore, técnico da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, será realizada na quinta-feira, 25, a partir das 19h30, na Faculdade Asser – Rua 7, número 1.193, Centro. Haverá expedição de certificados aos participantes.

A programação vai encerrar-se na sexta-feira, 26, com apresentações culturais no Centro de Equoterapia na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, a partir das 7h30. O professor Odilon José Roble, pós-graduado Unicamp, vai apresentar a palestra Corpos Diferentes e Concepções de Normalidade. Também haverá expedição de certificados aos participantes.