- Emprego, Infraestrutura, Notícias, Tecnologia

Reajuste da energia elétrica é questionado por João Zaine

Compartilhe:

João Zaine ocupa a Tribuna para questionar o aumento da energia elétrica proposto pela Elektro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste das tarifas de energia de empresas que atendem os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. As novas tarifas entraram em vigor no dia 27 de agosto.

Para os consumidores atendidos pela Elektro, o aumento médio aprovado foi de 38,38%. Os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos comerciais (baixa tensão) terão uma elevação das tarifas de 35,97%. Já a classe de consumo que abrange a indústria e grandes estabelecimentos (alta tensão) teve aprovada uma alta de 40,79%.

Segundo o líder de governo na Câmara Municipal, vereador João Zaine, esse reajuste fará com que as indústrias enfrentem sérias dificuldades, inclusive no que diz respeito a expansão e demanda de empregos, incidindo inclusive no valor final do produto ao consumidor.

“A energia elétrica é um insumo básico para a produção industrial. Se os preços que você paga pela utilização desses serviços forem elevados, você não tem como absorver esse impacto e tem que inevitavelmente transferir isso para o preço dos seus produtos”, explicou João zaine.

João Zaine lembrou que o aumento da energia proposto pela Elektro e aprovado pela Aneel ultrapassa em mais de seis vezes a inflação anual anunciada. O vereador também observou que se comparado ao índice anunciado por outras prestadoras deste serviço, o aplicado pela Elektro é mais que o dobro.

“O consumidor final e a indústria de nossa cidade não podem ser penalizados. Estamos montando um grupo de trabalho junto a entidades representativas da nossa região para solicitar a revisão dessa taxa de aumento absurda”, citou o vereador. “Não podemos ficar calados, iremos inclusive à justiça se isso for necessário”, concluiu o parlamentar.