
Prefeito Du Altimari, Marta Suplicy e Raquel Picelli na inauguração do CEU.
O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) de Rio Claro, inaugurado oficialmente na última sexta-feira com a presença da ministra da Cultura Marta Suplicy, já faz parte do dia a dia das famílias que moram na região do bairro Mãe Preta.
A constatação foi feita por Raquel Picelli na solenidade de inauguração. “Esta luta é de anos. O espaço de lazer, cultura e esporte foi solicitado pelas famílias através do Orçamento Participativo”, recorda-se a vereadora ao lembrar do início das articulações na década de 90.
Para a vereadora, a força do CEU está na forma como a comunidade abraçou o projeto desde o começo até a formação do Conselho Gestor. “Neste local, onde antes havia um imóvel abandonado, jovens, adultos e os membros da melhor idade vão poder praticar esporte”, disse Raquel para exemplificar a abrangência do projeto.
Destaque feito por Marta Suplicy, a biblioteca, inédita nas unidades já inauguradas dos CEUs, revela o engajamento da comunidade. Raquel Picelli observa que a biblioteca foi montada com doações da comunidade. “Cada um fez um pouco e o resultado é este setor voltado à Educação que realmente merece elogios”, disse a vereadora.
Em sua fala, Marta citou o selo “Município Livre do Analfabetismo” concedido a Rio Claro por atingir a meta de 96% da população alfabetiza, trabalho no Carnaval com escolas de samba, entre outros itens, para afirmar que o município é rico culturalmente. Para a ministra, o CEU trata-se de importante ferramenta para diminuir a evasão escolar e a violência já que oferece atividades que contribuem para afastar a juventude do crime e do tráfico de drogas.
O CEU Rio Claro conta com: cine-teatro, biblioteca, telecentro, centro de referência de assistência social, pista de skate, pista de caminhada, quadras poliesportivas, auditório, equipamentos de ginástica, salas multiuso e áreas verdes. A obra consumiu R$ 2,5 milhões do governo federal.
“O sucesso do CEUs está diretamente ligado à integração da comunidade. Desta forma, o trabalho dos membros do Conselho Gestor é de fundamental importância para que todos os objetivos nas áreas de esporte, lazer e educação possam ser atingidos”, finaliza Raquel.