O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou nesta sexta-feira os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2013. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 mostra que o país ultrapassou as metas previstas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental em 0,3 ponto. O Ideb nacional nessa etapa ficou em 5,2, enquanto em 2011 havia sido de 5,0.
Os anos iniciais do ensino fundamental são oferecidos prioritariamente pelas redes municipais, que respondem por 81,6% das matrículas da rede pública nessa etapa. O total de estudantes nos primeiros anos do fundamental é de 15.764.926, sendo 13.188.037 de escolas públicas. As metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios brasileiros.
Nesse contexto, as escolas municipais de Rio Claro obtiveram 1,2 pontos acima da meta, ou seja, alcançando 6,4 pontos. O Ideb, além de avaliar a qualidade da educação que já é oferecida, propõe metas que escolas e redes de ensino devem atingir até 2021.
Ao ocupar a tribuna durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (08), o líder do governo, vereador João Zaine, destacou que os números obtidos pelas escolas públicas municipais equivalem aos recomendados pelo Pisa, que é um programa internacional que avalia sistemas educacionais de 67 países.
“Devemos parabenizar a Secretaria de Educação e todos os funcionários da rede municipal, pois eles são os responsáveis pela qualidade do ensino público oferecido às nossas crianças”, salientou João Zaine.
O vereador lembrou que o estudo também levantou os números que cada município deve alcançar em 2021 e mais uma vez Rio Claro se destaca. “Podemos alcançar em 2021 o resultado de 7,1 pontos, índice equivalente ao obtido em países de primeiro mundo. Esses resultados confirmam a qualidade e a excelência de ensino em nosso município”, finalizou João Zaine.