- Ação Social, Mulher, Notícias

Semana Municipal de Aleitamento Materno conta com apresentação de documentário e Mamaço

Compartilhe:

Rosana Altimari entregou bombas elétricas no Fundo Social de Solidariedade

Estimular o aleitamento materno e divulgar a sua importância. Com estes objetivos, a organização da Semana Municipal do Aleitamento Materno realiza nesta sexta-feira, dia 8, a atividade denominada Mamaço em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). Às 8 horas, o atendimento terá início no Benjamim de Castro. Na seqüência, os trabalhos vão acontecer nos seguintes locais: às 9 horas, no Wenzel e na Avenida 29; às 13 horas no Jardim das Flores e ás 13h30 no Jardim Boa Vista.

Com o tema “Uma vitória para toda a vida”, a Semana Municipal de Aleitamento Materno está na sua 16ª edição. Autora da Lei Municipal 3125/00 que institui a atividade anual em Rio Claro, Raquel Picelli destaca a importância do Mamaço dentro da programação. “A cada 100 nascimentos, infelizmente, apenas 27% dos bebês são amamentados de forma correta. Muitas mães deixam de alimentar os filhos por situações diversas. Entre elas, o culto à beleza do corpo por temer a flacidez do seio. Precisamos reverter este quadro com urgência”, afirma.

Nesta sexta-feira, a Semana de Aleitamento Materno conta também com três apresentações do documentário “O Renascimento do Parto” no anfiteatro II da Unesp a partir das 8h30. Na ocasião, também será realizado debate com Ana Elisa Jardim Gouveia (fonoaudióloga do Proama e do Centro de Habitação Princesa Victória) e Janaína G. Pelarigo Manesco (enfermeira da Maternidade e UTI Neo do Hospital Unimed Rio Claro).

No mesmo local, das 14h30 às 17 horas, será realizada a segunda apresentação do documentário seguido do debate com Nayara Girardi Bayardi (obstetriz e mestre pela USP – Enfermagem) e Maria Selma da Paz Petrelli (psicóloga e doula). A terceira apresentação será às 19h30 e na seqüência debate com a professora doutora Silvia Marina Anaruma (docente e psicóloga da Unesp, coordenadora do Proama) e Ana Elisa Jardim Gouveia (fonoaudióloga do Proama e do Centro de Habitação Princesa Victória).

Na manhã da última quinta-feira, 7, a presidente Rosana Altimari fez a doação de bombas elétricas para a retirada de leite em evento realizado nas dependências do Fundo Social de Solidariedade. Raquel Picelli, que representou a Câmara no encontro, destacou a importância do trabalho. “Esta iniciativa fortalece a campanha de doação para o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia. O equipamento facilita a retirada do leite de forma confortável às mães”, aponta Raquel. As bombas foram entregues para a Santa Casa, Hospital Unimed e Unidades de Saúde da Família (USF).