Dois grandes eventos envolvendo o Poder Legislativo marcaram o último domingo, dia 29, em Rio Claro. O primeiro foi a cerimônia de entronização da Vitrine Técnica de Produção Agroecológica Pedro Rice, nome oficial da Horta Municipal, a primeira do Brasil – na categoria pública – com certificação orgânica. O nome foi proposta apresentada por meio de projeto de Lei de autoria da vereadora Raquel Picelli que presta homenagem ao fundador da horta.
“Pedro Rice ensinou muitas pessoas a serem bons cidadãos. Foi uma justa homenagem. Domingo foi um dia histórico para Rio Claro, marcado pela lembrança de um homem que foi exemplo”, enfatiza a vereadora Raquel Picelli
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito municipal Du Altimari, a vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente Olga Salomão, o presidente do Legislativo Agnelo Matos, o vereador Júlio Lopes, o secretário de Agricultura Carlos Alberto Teixeira De Lucca, a diretora Maria Helena De Mori,o superintendente do Incra no estado de São Paulo, Wellington Diniz Monteiro; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Reinaldo Prates; o deputado federal Paulo Teixeira, os deputados estaduais Carlos Neder e Gerson Bittencourt; o presidente da Associação dos Produtores Familiares de Rio Claro e Região, Amadeu Gomes Filho; e o presidente da Cooperativa dos Produtores Familiares, José Alves Roso, bem como secretários municipais, diretores e produtores rurais da região.
Filho de Pedro Rice, Arlindo Aparecido Rice, falou em nome dos familiares e agradeceu a vereadora Raquel Picelli pela homenagem por meio do projeto apresentado “Estou muito emocionando. Meu pai era um homem correto e trabalhador. Um exemplo de vida”.
O presidente da Câmara Municipal Agnelo Matos parabenizou a vereadora Raquel Picelli pela justa homenagem e também agradeceu os servidores públicos pelo trabalho e empenho na Horta Municipal.
O deputado federal Paulo Teixeira ressaltou a importância da Horta Municipal de Rio Claro e salientou que administração boa é aquela que cuida dos agricultores.
O outro evento foi realizado na sede da Secretaria de Agricultura, com a inauguração da Sala da Cidadania, que funcionará com um posto avançado do Incra no município, atendendo produtores de toda a região. Raquel Picelli foi autoria de requerimento solicitando a instalação da Sala, tendo em vista que Rio Claro possui uma agricultura organizada e atuante e este posto irá contribuir para melhorar a integração e intercâmbio dos produtores.
Na ocasião, foram divulgados que a secretaria de Agricultura está recebendo 2 Centrífuga de Vegetais, 1 Cortador de Folhas, 1 Descascador Abrasivo, 180 Estrados, Fogão industrial, Forno industrial, Freezer 2 portas, Lavadora de Vegetais, Liquidificador industrial, 2 Máquina de gelo, 1 seladora à vácuo, 3 Veículos utilitários, resultantes de emenda parlamentar do deputado Paulo Teixeira, no montante de R$ 250 mil, atendendo pedido da vereadora Raquel Picelli.
“Fico feliz em poder ter contribuído com este reforço para a secretaria. Tenho certeza que irá auxiliar para que os trabalhos sejam aprimorados. Como presidenta da Comissão do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural tenho como uma de minhas bandeiras de luta a agricultura familiar.”