- Notícias, Parlamento do Idoso

Parlamento do Idoso recebe homenagem em sessão de encerramento

Compartilhe:

Integrantes do Parlamento do Idoso de 2014 realizaram na tarde desta quarta-feira, dia 25, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Claro sessão de encerramento das atividades.

Estiveram presentes as vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli, autoras do Decreto Legislativo que institui o Parlamento do Idoso, o presidente da Câmara Agnelo Matos, o vereador João Zaine, a Assessora de Políticas para o Idoso Lucia Nunes, que na ocasião representou a primeira-dama Rosana Altimari, o presidente do Conselho Municipal Idoso Antonio Carlos Riani Costa. Os vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário foram representados pelas assessorias parlamentares.

A sessão foi marcada pela repercussão do projeto de Lei de autoria da vereadora Maria Dulce Botton Modelli que altera o § 1o do Artigo 2o, da Lei Municipal nº 4428, de 10 de dezembro de 2012 e passará a vigorar com a seguinte redação: “O período legislativo do Parlamento Municipal do Idoso será de seis meses…”

Durante os discursos dos integrantes do Parlamento do Idoso ficou evidente que todos concordam com a ampliação do período das atividades. A Assessora do Idoso Lucia Nunes destacou a participação da terceira idade nas políticas desenvolvidas no município.

A vereadora Raquel Picelli, enfatizou a continuidade dos trabalhos por meio do Fórum Permanente do Idoso.“As propostas e as necessidades da Melhor Idade levantadas e discutidas pelo Parlamento precisam ser acompanhadas de perto. Daí a necessidade de se criar mecanismo para que o trabalho não se limite ao tempo de duração do exercício do Parlamento do Idoso”, explicou Raquel Picelli.

Maria do Carmo Guilherme reforçou que os projetos elaborados pelo Parlamento do Idoso serão entregues ao prefeito Du Altimari e relembrou que há muitos anos a terceira idade de Rio Claro tem participação ativa nas decisões da cidade.

O presidente da Câmara Municipal Agnelo Matos salientou que por meio dos discursos dos idosos na tribuna, eles externaram a importância do Poder Legislativo, responsável pela democratização do Brasil.

Antonio Carlos Riani Costa pontuou a vontade política da atual administração municipal e da Câmara Municipal em viabilizar que a terceira idade tenha ferramentas e canais para o debate político. “Vocês estão formando um tsunami, uma onda”.

Além do projeto que amplia o período do Parlamento, os idosos aprovaram a propositura, de autoria do vereador Liráucio da Silva Fonseca, que torna obrigatória a presença de fisioterapeuta ou profissional na área da saúde para acompanhar os atletas Rio-Clarenses da terceira idade nos jogos do JORI.

Participaram do Parlamento do Idoso: Cacilda Lopes, Liráucio da Silva Fonseca; Sebastiana Juracy Dutra, Valdemar Borges de Oliveira, Leonirce Aparecida de Amorin Custódio, Abílio Inforzato, Artilhano Maioral, Jandyra Naitzke Aily,  Nair Augusta, Edmeia Aparecida Baptista da Silva, Anísio da Silva, Margarida de Lima Scalzitti, Maria José Cerri Sittolin, Alice Paulino Sgarbozza, Wanderley Piza, Maria Dulce Botton Modelli, Ronald de Lima, Maria Clara Linn Arakaki, Maria Luiza Camoti, Antônia Gomes de Moraes e José Ariovaldo Pereira Bueno.

As atividades do Parlamento do Idoso na Câmara Municipal foram coordenados pela diretora Milene Pereira da Silva, oficial administrativa Deborah Regina da Silva e procurador jurídico Ricardo Penteado.