Em nota oficial, vereador Dalberto Christofoletti fala a respeito do Projeto de Lei 248, de sua autoria, que garante capacitação para os monitores(as) da rede municipal de ensino. O projeto está na pauta de votação da Sessão Ordinária de hoje, 25 de junho. Leia na íntegra logo abaixo:
“Primeiro e importante passo”
Estamos cientes da importância do trabalho realizado pelos (as) monitores (as) no binômio cuidar/educar. Graças a este trabalho, milhares de mães e pais rio-clarenses podem desenvolver suas atividades profissionais com tranquilidade, pois sabem que seus filhos estão em boas mãos. Este trabalho, entretanto, provoca grande desgaste na classe de monitores (as), pois exige atenção cuidadosa e doação praticamente sacerdotal.
A educação infantil, por ser a etapa inicial de ensino, é estratégica no processo de ensino-aprendizagem e na construção de valores, influenciando sobremaneira o tipo de sociedade que formaremos. Sendo assim, ao profissional envolvido nesta etapa devem ser oferecidas plenas condições de trabalho, o que infelizmente ainda não ocorre em Rio Claro.
Por estes e outros motivos, entendemos que a valorização do profissional deste segmento é imprescindível para a qualidade na educação. Sendo assim, o Poder Público deve se preocupar com a carreira, salário, capacitação e condições de trabalho deste servidor.
Neste sentido, o Projeto 248, na questão da capacitação, reforça a necessidade do (a) Monitor (a) ser reconhecido como agente pedagógico, ainda sem obrigá-lo a desenvolver tais atividades com os alunos, pois para tal há necessidade de mudança na descrição do cargo, além de remuneração condizente. Mesmo assim, trata-se de um primeiro e importante passo para o reconhecimento do (a) Monitor (a) como efetivo agente pedagógico trabalho que na maioria das vezes o (a) Monitor (a) já acaba exercendo nas instituições de ensino sem, entretanto, o devido reconhecimento.
A articulação para esta mudança demandará paciência, espírito coletivo e, por parte do Poder Público, mínima sensibilidade. No caso do Projeto 248 temos que lutar para que seja aprovado no Plenário da Câmara, depois para que não seja vetado pelo Prefeito e, finalmente, para que seja implantado no dia-a-dia da rede.
O PDT – Partido Democrático Trabalhista tem um longo histórico de luta pela educação, com destaque para o trabalho desenvolvido por trabalhistas ilustres como Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Cristovam Buarque. Nosso partido também foi o primeiro a implantar ampla política pública de ensino integral, trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro nos dois mandatos de Leonel Brizola.
Um dia, finalmente e em todos os lugares, ainda será reconhecida a importância da educação, da verdadeira educação, ou seja, aquela que integra a teoria com a arte e o esporte, transformando uma mera sociedade em gente crítica, porém feliz. O breve amanhã nos pertence. Seguiremos na luta!