- Ação Social, Notícias, Segurança

Mais de cem pessoas de reúnem em Campanha de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas

Compartilhe:

A primeira ação prática da Campanha de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 16, no Jardim Público de Rio Claro com uma passeata que reuniu mais de cem pessoas.

A atividade foi realizada pelo Fórum Permanente do Idoso em parceira com a Câmara Municipal, Fundo Social de Solidariedade, Assessoria Municipal do Idoso e Conselho do Idoso. Durante o trajeto foram manifestadas palavras de ordem como: respeito e não a violência ao idoso. A Guarda Civil Municipal colaborou na organização do trânsito.

A Assessora de Referência e Atendimento à Mulher Bell Rezende, a presidente da Conselho da Comunidade Negra Divanilde de Paula, representantes de alguns Cras e Creas e dos vereadores Maria do Carmo Guilherme e Geraldo Voluntário também participaram da passeata.

Na abertura do evento, a presidente do Fórum Maria José Cerri destacou que entre os casos mais citados de violência estão: a institucional (omissão na gestão de políticas sociais; interpessoal (abusos e negligências nas residências); violência psicológica; financeira e medicamentosa.

A vereadora Raquel Picelli divulgou os números de telefones que podem ser utilizados como canais de denúncias de violência como o 100, 153 e 190. A parlamentar ainda destacou que a formação do Parlamento e Fórum do Idoso fortalecem a atuação dos grupos de terceira idade de Rio Claro.

“O debate não se limita às sessões do Parlamento do Idoso, agora serão possíveis amplas discussões para o atendimento de demandas do segmento”, enfatiza Raquel, autora da Lei que institui o Fórum do Idoso em parceria com a a vereadora Maria do Carmo Guilherme.

Rosana Altimari, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, reinterou o compromisso da prefeitura em promover e apoiar políticas públicas para a terceira idade. A Assessora Municipal do Idoso Lucia Nunes reforçou sobre a importância de reuniões que debatam as necessidades da terceira idade, assim como, a realização de atos públicos que chamem a atenção da sociedade. O presidente do Conselho do Idoso Antonio Carlos Riani também manifestou que manifestações pacíficas como a passeata são essenciais na construção de uma sociedade mais justa e mencionou que a violência aos idosos é inadmissível.

De acordo com dados do IBGE de 2010, Rio Claro possui 24.945 idosos. O Fórum e o Parlamento do idoso têm como finalidade representá-los, portanto, devem abordar temas que identifiquem os problemas enfrentados pelo segmento e façam o encaminhamento às autoridades competentes.