Diversos assuntos relacionados à autonomia feminina foram debatidos nesta terça-feira, dia 10,em evento regional realizado no Centro Cultural de Rio Claro.
A Câmara Municipal esteve representada na mesa diretiva pelo líder de governo João Zaine. Os assessores parlamentares dos vereadores Julio Lopes e Raquel Picelli também estiveram presentes.
Zaine em sua fala durante a abertura do Fórum de Autonomia Econômica Feminina, destacou o empreendedorismo das mulheres. “Elas têm iniciativa de se qualificarem e buscarem boas oportunidades profissionais. São pró-ativas e dificilmente se acomodam ou ficam estagnadas no trabalho”, enfatiza o parlamentar.
O vereador, que acumula experiência no setor empresarial, lembra que implantou no Poder Legislativo a Frente Parlamentar do Empreendedorismo. A proposta tem como foco principal possibilitar o desenvolvimento de ações que possam fortalecer as micros e pequenas empresas na busca por espaços no mercado de trabalho.“De acordo com o vereador, 85% da força de trabalho do Brasil concentra-se na micro e pequena empresas.
“A Frente Parlamentar vem para contribuir na mesma rota das ações desenvolvidas pelo Ciesp, Fiesp e Sebrae. A informação para quem está no mercado é o principal combustível na busca por espaços. É nesta rota que trabalhamos”, pontua João Zaine.
Para o vereador, a Frente será mais uma ferramenta para que as mulheres possam explorar a fim de abrirem o próprio negócio e se tornarem cada vez mais empreendedoras e independentes.
O Fórum de Autonomia Econômica Feminina, organizado pelo Instituto Brasileiro para Educação e Negócios (Iben) em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, serviu para a apresentação do projeto “Conexão” de desenvolvimento social das mulheres e formatura das turmas que participaram dos módulos de capacitação em diversas áreas.
Também fizeram parte da mesa o prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo; o prefeito de Corumbataí, Vicente Rigitano; o vereador João Zaine, que representou o presidente da Câmara de Rio Claro, Agnelo Matos; o prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida; Tiago Alves, representando o prefeito de Ipeúna; e diretores do Iben e da prefeitura. Dalva Christofoletti Paes da Silva esteve pela Associação Paulista de Municípios.