A primeira ação prática do Fórum Permanente do Idoso de Rio Claro foi definida na tarde desta quarta-feira, dia 04, durante sessão no Legislativo, conduzida pelas vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme e da primeira-dama Rosana Altimari. A Assessora Municipal do Idoso Lucia Nunes e o presidente do Conselho do Idoso Antonio Carlos Riani também estiveram presentes.
A presidente eleita do Fórum, Maria José Cerri, divulgou que no dia 16 de junho, a partir das 9h30, haverá passeata para marcar o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas.
O evento tem com o objetivo chamar a atenção para os diversos tipos de violência que os idosos sofrem, sensibilizar as pessoas e incentivar denúncias.
Entre os casos mais citados de violência estão: a institucional (omissão na gestão de políticas sociais; interpessoal (abusos e negligências nas residências); violência psicológica; financeira e medicamentosa.
De acordo com dados do IBGE de 2010, Rio Claro possui 24.945 idosos. O Fórum e o Parlamento do idoso têm como finalidade representá-los, portanto, devem abordar temas que identifiquem os problemas enfrentados pelo segmento e façam o encaminhamento às autoridades competentes.
Além da presidente Maria José Cerri, foram eleitos o vice-presidente José Ariovaldo Pereira Bueno; a primeira-secretária Maria Dulce Botton Modelli, a segunda-secretária Maria Clara Linn Arakaki, terceira-secretária Margarida de Lima Scalzitti.
A vereadora Raquel Picelli destaca que a formação do Parlamento e Fórum do Idoso fortalecem a atuação dos grupos de terceira idade de Rio Claro. “O debate não se limita às sessões do Parlamento do Idoso, agora serão possíveis amplas discussões para o atendimento de demandas do segmento.”
Para Maria do Carmo Guilherme, outro fator importante das ações do Parlamento e do Fórum é a possibilidade dos idosos serem agentes multiplicadores. “Os integrantes poderão transmitir aos outros idosos a andamento das propostas e demandas.”
Maria José Cerri encerrou a sessão solicitando o apoio maciço da população, assim como de entidades e órgãos que atuam com a terceira idade. Quem quiser colaborar com a passeata pode entra em contato na biblioteca da Câmara Municipal no telefone: 3526-1300.