A bancada feminina da Câmara Municipal de Rio Claro, formada pelas vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme, apresentou no final de 2013 o decreto que institui no município o Fórum Permanente do Idoso, que tem como objetivo principal ampliar o trabalho desenvolvido pelo Parlamento do Idoso. E nesta quarta-feira, dia 4, às 15h30, será realizada a abertura oficial do Fórum no Plenário do Legislativo.
“As propostas e as necessidades da Melhor Idade levantadas e discutidas pelo Parlamento precisam ser acompanhadas de perto. Daí a necessidade de se criar mecanismo para que o trabalho não se limite ao tempo de duração do exercício do Parlamento do Idoso”, explicou Raquel Picelli.
Para Maria do Carmo, se faz necessário sensibilizar a sociedade civil e política sobre a questão do envelhecimento e do atendimento ao idoso. “O envelhecimento trata-se de um processo natural. Defendo a efetivação de políticas públicas que possam garantir atendimento de qualidade aos idosos em diversas áreas”.
De acordo com o conteúdo do projeto de lei que institui o Fórum do Idoso poderão ser abordados temas que versem sobre a realidade do idoso em Rio Claro; identificação dos problemas enfrentados pelo segmento e encaminhamento às autoridades competentes; sensibilizar a sociedade civil e política sobre a questão do envelhecimento e do atendimento ao idoso.