Diretores e professores dos institutos de Geociências-Ciências Exatas e Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” de Rio Claro recebem hoje (04) homenagem da Câmara Municipal pelos 57 anos do ensino público superior no município.
A programação acontece às 19h30 no Salão Nobre e conta com a participação especial do educador Ingo Koelle e do cientista social e professor da Unesp de Araraquara Dinael Marin. O Arquivo Municipal “Oscar de Arruda Penteado” exibe vídeo memorial do ex-diretor da Unesp Alcides Serzello. Os trabalhos serão conduzidos pelo jornalista e professor de Matemática pela Unesp José Afonso Baldissera.
O vice-diretor do IGCE José Alexandre J. Perinotto apresenta painel sobre “O impacto Econômico da Unesp em Rio Claro”. Ele divulga resultado de pesquisa sobre a contribuição da comunidade universitária na economia local através de salários, locações de imóveis e consumo. O tema será analisado pela secretária de Planejamento Olga Salomão e pelo secretário de Finanças Japyr Pimentel.
O educador Ingo Koelle fala sobre a fase inicial do ensino superior em Rio Claro. Ele foi orador oficial da primeira turma de formandos, dos anos 1959-1962. Junto aos participantes estarão representantes da primeira turma. O ex-presidente da Câmara Municipal Dinael Marin historia a primeira fase da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro.
A diretoria do câmpus receberá da Câmara Municipal Moção de Congratulações e Louvor de autoria do presidente Agnelo Matos e dos vereadores Geraldo Voluntário, João Zaine e Julinho Lopes. Aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira, a propositura destaca a importância dos institutos para a educação, desenvolvimento científico nacional e pesquisa por meio dos cursos de graduação e pós-gradução.
Criado em 06 de junho de 1959 pelo governador Jânio Quadros, o ensino público superior de Rio Claro formou mais de 16 mil alunos. Pesquisa aponta que o impacto econômico da comunidade universitária no município em 2012 foi de R$ 126 milhões. A estimativa é de que o valor corresponde a 30% da Receita Corrente de Rio Claro.