- Ação Social, Notícias

Comissão é formada para defender a categoria das Assistentes Sociais

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, dia 15, foi comemorado o Dia da Assistente Social. Para celebrar a data ocorreu um café da manhã fornecido pelo programa da Economia Solidária “Louco por pães”, no auditório do NAM com as assistentes sociais da rede municipal, as vereadoras Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, a secretária de Ação Social Luci Wendell, a primeira-dama Rosana Altimari.

A vereadora Raquel Picelli em parceria com o ex-vereador Sérgio Guilherme foi autora da Lei nº 3336 que em 2003 instituiu a Semana do Serviço Social. Raquel incentiva que a categoria se organize cada vez mais e realize constantemente palestras, conferências e reuniões com o objetivo de fortalecer a categoria.

Após o café de confraternização, foi realizada uma Plenária com as assistentes sociais para debater o Decreto Legislativo 414/2012, de autoria das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli, que instituiu a Carta das Assistentes Sociais de Rio Claro, que é um documento oficial na qual todas as profissionais de Serviço Social poderão relatar as necessidades de melhorias para o segmento.

As assistentes sociais se dividiram em três grupos, sendo um formado por estagiárias. Elas pontuaram algumas questões e elencaram como prioridades a serem incluídas na Carta. A vereadora Raquel Picelli, que coordenou os trabalhos, afirma que as propostas foram recolhidas e serão organizadas. “na próxima reunião estas propostas serão colocadas em votação”, explicou.

Durante o debate foi levantada a necessidade da criação de uma comissão gestora para garantir o sucesso dos trabalhos. A ideia foi colocada em votação e aprovada pelos participantes. Voluntariamente, algumas pessoas se colocaram à disposição para fazer parte desta Comissão. A assistente social Elaine Siqueira da Silva foi eleita como coordenadora da Comissão.

As vereadoras destacam que a Câmara Municipal vem colaborando para o avanço nas políticas públicas sociais e na defesa da categoria. “Em 2011, foi aprovado o projeto de lei que reduziu a jornada de trabalho dos assistentes sociais de 8 horas para 6 horas”, lembram.