Dando continuidade aos trabalhos iniciados durante a Semana da Mulher, a Câmara Municipal de Rio Claro realizou nesta segunda-feira, dia 12, reunião voltada ao terceiro setor. O encontro agrupou mais de 30 entidades e teve como objetivo a regularização de documentos para captação de recursos. A reunião foi conduzida pelas vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli.
De acordo com a vereadora Maria do Carmo Guilherme apenas duas entidades em Rio Claro estão aptas a receber recursos do governo estadual ou federal. Neste sentido, o poder Legislativo solicitou apoio do deputado federal Ricardo Izar para que a Casa das Crianças e o Abrigo São Vicente de Paulo recebessem emendas parlamentares com a finalidade de dar suporte aos serviços oferecidos por estas entidades. “As duas entidades irão receber 100 mil reais cada uma neste segundo semestre”, informa Maria do Carmo.
O terceiro setor em Rio Claro vem ganhando força e servindo de apoio para o poder público no atendimento a diversos setores, contribuindo para uma sociedade mais justa e com acolhimento social. “Porém ainda existem muitas dúvidas por parte das entidades, que acabam não recebendo verbas estaduais e federais por falta de conhecimento sobre os procedimentos. Por isso, decidimos auxiliar as entidades fornecendo as informações necessárias para que elas possam receber verbas públicas”, destacam as vereadoras.
Para Raquel Picelli, a união entre as entidades e os agentes políticos representa um avanço para a construção de parcerias consolidadas entre poder público e sociedade civil organizada.
“Como presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal, avalio que este trabalho do Legislativo em apoiar as entidades, inclusive com o peso político, é fundamental para o crescimento e fortalecimento do terceiro setor. Temos contatos com deputados como a Ana Perugini e Paulo Teixeira, que já destinaram emendas à Rio Claro”, destaca Raquel Picelli.
Segundo as parlamentares municipais, as entidades que estavam presentes à reunião encaminharam documentos que relatam a situação atual delas. “Iremos dar suporte para verificar a documentação de cada uma das entidades e elencar quais procedimentos as entidades precisam seguir”, concluem.
As entidades que não puderam estar na reunião, mas que gostariam de participar podem entrar em contato com a Câmara Municipal no telefone: 3526-1300 e falar com a funcionária Maria Fabiana Pelegrinetti Foltran .