No mês de maio comemoramos o dia do trabalhador. A história do Brasil é marcada por inúmeras mobilizações que ao longo do tempo lutaram pelos direitos trabalhistas e suas conquistas garantiram uma vida melhor para a maioria dos brasileiros. Entre os partidos que participaram desta luta está o PDT, criado em 1979 por Leonel Brizola, depois que a ditadura lhe tomou o PTB de Vargas. Ele próprio fez questão de redigir pessoalmente o artigo 1º do mais nacionalista dos partidos brasileiros, que diz:
– O PDT é uma organização política da nação brasileira para a defesa de seus interesses, de seu patrimônio, de sua identidade e de sua integridade, e tem como objetivos principais lutar, sob a inspiração do nacionalismo e do trabalhismo, pela soberania e pelo desenvolvimento do Brasil, pela dignificação do povo brasileiro e pelos direitos e conquistas do trabalho e do conhecimento, fontes originárias de todos os bens e riquezas, visando à construção de uma sociedade democrática e socialista.
O PDT de Rio Claro, representado na Câmara Municipal pelo vereador Professor Dalberto, mantém esses ideais vivos, atuando em defesa dos trabalha-dores e da população em geral.
Para citar alguns exemplos, na educação o vereador luta para que os professores do “Quadro 2”, as Dirigentes de Creche e Monitores passem a ter direito ao Plano de Carreira.
Durante a última Sessão Ordinária, Professor Dalberto, por meio de requerimento, trouxe o debate para a necessidade da criação de mais um Distrito Industrial. O documento, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, aponta a área existente entre Rio Claro e Piracicaba, estrategicamente situada, onde atualmente predominam indústrias mineradoras de alto impacto na natureza. Professor Dalberto defendeu em discurso que se a área for explorada de maneira diferenciada, com o intuito de atrair grandes empresas de alta tecnologia, promoverá o aumento do emprego e da arrecadação, diversificando a economia da região, garantindo a sustentabilidade ambiental e a inclusão social em nosso município.