
Juninho da Padaria confere as novas câmeras que já estão na Secretaria de Segurança
O funcionamento das câmeras de monitoramento foi restabelecido. A informação é do vereador João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) que levantou o problema no mês passado e conferiu os investimentos feitos em nova visita à Secretaria Municipal de Segurança Pública feita na última segunda-feira, dia 28.
De acordo o apurado pelo parlamentar, inicialmente, o sistema implantado em Rio Claro há dois anos apresentava vários problemas.
A ida de Juninho da Padaria à secretaria foi motivada devido às informações de que a maioria das câmeras não estava funcionando. As denúncias também apontavam para problemas no sistema de gravação dos equipamentos. Das 23 câmeras existentes apenas cinco não apresentavam problemas.
Outra situação apurada pelo vereador, na ocasião, sinalizava para problema no sistema de gravação das referidas câmeras, material de importância inquestionável principalmente em casos de ocorrências. Juninho foi informado que nenhuma delas estava gravando.
Nesta semana, o quadro inverteu-se. O parlamentar apurou que a empresa Soft Park, contratada pela Prefeitura Municipal no mês passado efetuou os devidos reparos e com isso 20 câmeras já estão em funcionamento inclusive com o sistema de gravação acionado. “Outras três câmeras que encontram-se em fase final de manutenção serão colocadas em pontos estratégicos ainda nesta semana”, afirma o vereador ao visitar o Gabinete de Gestão Integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) onde se encontra a Central de Monitoramento das câmeras.
Na reunião com o comandante da GCM, Vlademir Valter, Juninho apurou que o município deve contar em breve com mais 40 câmeras. Segundo o vereador estes novos equipamentos serão implantados por etapas a partir do próximo mês. “Uma das funções do vereador é fiscalizar o Executivo, cobrar providências para sanar problemas. Porém, não basta apenas tecer críticas. Nesta situação, a Secretaria Municipal de Segurança merece elogios já que além de efetuar os reparos busca mecanismos para ampliar o sistema”, finaliza o vereador ao frisar que as melhorias ocorreram em um mês da data em que encaminhou o pedido. O assunto foi abordado na sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira (28).