- Notícias

Vereadores alertam sobre valor para limpeza de entulhos em locais inadequados

Compartilhe:

Assunto recorrente nas sessões legislativas, a limpeza urbana foi novamente pauta dos vereadores nesta semana. As reclamações por parte de moradores sobre a quantidade de lixos e entulhos em terrenos preocupa o Legislativo.

Além do aspecto visual, os riscos à saúde são os principais receios de moradores de residem próximos a estes “lixões a céu aberto”. De acordo com a vereadora Maria do Carmo Guilherme, a prefeitura municipal realiza diariamente o trabalho de limpeza urbana, porém não consegue atender a demanda em virtude da falta de conscientização de algumas pessoas que insistem em despejar entulhos e lixos em locais inadequados.

“É um absurdo que ainda existam pessoas que descartem lixo de forma incorreta. A prefeitura mensalmente precisa despender grande quantidade de recursos financeiros para limpar estes terrenos. É fácil criticar o Executivo, dizer que a prefeitura não faz nada, porém estas pessoas não se atentam o quanto município precisa gastar em decorrência de falta de cidadania de alguns indivíduos”, desabafa Maria do Carmo.

O secretário de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, confirma que os gastos ainda são altos com a limpeza de terrenos, mas é otimista ao destacar que no final do ano passado a região central recebeu 100 novas lixeiras e “até agora elas estão sendo utilizadas de maneira correta e sem vandalismos”, informa.

Foram investidos quase 8 mil reais pela prefeitura na aquisição do equipamento visando reduzir a quantidade de materiais que são descartados inadequadamente nas calçadas, ruas e avenidas.

O Executivo ainda vem adotando outras medidas e concede prazo de 20 dias para que os proprietários de terrenos baldios limpem suas áreas. Os proprietários que não realizarem limpeza e corte de mato das áreas no prazo estipulado terão que pagar 0,50 UFMRC por metro quadrado pelo serviço realizado pela prefeitura. Outra ação é a campanha ‘Jogue o lixo no lugar certo e na hora certa também’, para que o lixo doméstico não fique acumulado nas ruas.

“É em decorrências de todos estes investimentos da prefeitura que fico inconformada que algumas pessoas despejem lixos e entulhos de forma errada”, conclui Maria do Carmo Guilherme.