
Comitiva formada por Rodrigo Garcia e políticos da cidade no local da obra
“Se a Câmara Municipal não aprovasse o projeto, que definiu a doação da área, a construção não seria possível”, disse o prefeito Du Altimari na abertura da solenidade que oficializou a construção da Faculdade de Tecnologia – Fatec Rio Claro.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia esteve em Rio Claro na manhã da última sexta-feira (21) para confirmar o investimento de R$ 27 milhões liberado pelo governador Geraldo Alckmin. A Câmara Municipal esteve representada no encontro, no Gabinete do prefeito, pelo presidente Agnelo Matos e os vereadores João Zaine e Paulo Guedes.
A Fatec Rio Claro, de acordo com o projeto aprovado pelo Legislativo, vai ser construída em área do Jardim Nova Veneza, região do Jardim das Palmeiras. De acordo com Rodrigo Garcia o projeto básico já foi concluído. Na segunda etapa, o trabalho consiste na elaboração do projeto executivo para que em junho deste ano o processo licitatório possa ter início.
Em sua fala, Agnelo Matos citou que o índice de desemprego em Rio Claro é baixo. A seu ver, a Fatec Rio Claro vai qualificar ainda mais os profissionais do município e região. “O terreno conta com localização privilegiada e de fácil acesso, além de contar com infraestrutura completa. Estamos diante de um investimento de R$ 27 milhões que vai possibilitar a formação profissional de mais de 1.400 estudantes”, enfatizou.
Presente na reunião, Aldo Demarchi observou que a luta para que Rio Claro tenha a sua Fatec vem de longa data. Para o deputado estadual, o investimento do Estado vai marcar o início de um novo ciclo na educação do município. “O crescimento profissional só ocorre através do conhecimento. É nesta rota que trabalhamos”, pontuou.
Rodrigo Garcia destacou que além da Fatec, o governo paulista confirmou a reforma da escola técnica Armando Bayeux da Silva e enviou para Rio Claro unidade móvel do programa Via Rápido Emprego com o curso de automação industrial. A carreta, que conta com salas de aula e laboratórios, vai permanecer por 30 dias no Shopping Center Rio Claro.
No encerramento da solenidade, Du Altimari destacou a atuação do vereador João Zaine como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico na gestão 2009-2012. “Naquele momento, a Fatec já havia sido colocada, pelo Zaine, em nossa pauta de discussão para atender a crescente demanda de mão de obra qualificada. A meta era buscar áreas para deixar o município preparado caso o governo paulista sinalizasse com a possibilidade de construção”, disse o prefeito. “A última vez que Rio Claro recebeu faculdade pública, gratuita, foi há 50 anos”, completou.