A Câmara Municipal de Rio Claro realiza sessão solene nesta quinta-feira, dia 13 de março, às 19h, no Plenário do Legislativo, para entrega de Título de Cidadã Rioclarense a Nordilia Paulo. A iniciativa é da vereadora Raquel Picelli e a solenidade integra a programação da Semana da Mulher.
“Nordilia é um exemplo de mulher guerreira. É lutadora, dedicada e vem desenvolvendo um lindo trabalho com a terceira idade. Por isso, tive a ideia de elaborar o projeto de Decreto Legislativo prestando esta homenagem a ela”, destaca a vereadora Raquel Picelli.
A trajetória de Nordilia à frente de grupo da terceira idade começou em 1994, quando passou a frequentar o Grupo do Sesi, hoje Grupo da Melhor Idade. Ela foi coordenadora do Grupo Girassol por 12 anos entre 1996 e 2008.
Em 2009, fundou o Grupo Amigos Feliz Idade com objetivo de visitar instituições de idosos e crianças.
Em 2010 iniciou trabalho voluntário na Igreja Nossa Senhora Aparecida na Pastoral (Apasnossa). No ano seguinte, em 2011, iniciou trabalho no Grupo da Melhor Idade Pôr do Sol no Centro Comunitário Jardim Progresso. Nesse período coordenou junto com Maria Alexandre da Silva o Grupo Melhor Idade Beija Flor onde continua até a presente data.
Em 2012 iniciou atividades no Grupo Melhor Idade Raio de Luz, no Centro Comunitário Armando Orestes Giovanni, no bairro São Miguel II participando do Coral Cidade Azul da Terceira Idade, Grupo da Congada e Tambu São Benedito e Grupo das Baianas da escola de samba Grasifs – A Voz do Morro.
Breve biografia
Brasileira, nascida em Palmares Paulista/SP no dia 6 de janeiro de 1939 sendo registrada no dia 14 de março de 1940.
Filha de Paulo e Rosa Bertolo Paulo iniciou as atividades escolares inicialmente na cidade de Ariranha. Concluiu os estudos em Santa Adélia onde morou por vários anos.
Mudou-se para São Paulo onde deu seguimento ao curso de Magistério com especialização em pré-escola, continuando na E.E. Cel. Bonifácio Carvalho – SCS, Pedagogia na FEC do ABC e Educação Artística na Escola de Artes de São Paulo.
Ingressou como professora na escola Adelaide Escobar Bueno em Mauá, em 1971 e na escola Vila Formosa em 1974 onde passou a atuar como diretora.
Casou-se em 1982 com Renê Aires Loureiro (falecido).
Aposentou-se em 1988 das atividades exercidas na Prefeitura de São Paulo. Em 1990 mudou-se para Rio Claro onde exerceu a atividade de professora na escola estadual Dijiliah Camargou de Souza na qual aposentou-se em 2006.
Não bastasse toda a trajetória na área da Educação, paralelamente, em 1981, iniciou trabalho voltado à Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde utilizando remédios naturais para amparar a população mais carente.