- Notícias, Segurança

Viaturas desaparecem das ruas e parlamentar aponta para sucateamento da frota municipal

Compartilhe:

Viatura do Canil será recolocada no serviço nesta semana, sinaliza Juninho da Padaria

Onde estão as viaturas da Guarda Civil Municipal? Este foi o questionamento de uma munícipe a João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) no último domingo. Diante da indagação e ao perceber que realmente as viaturas deixaram de ser vistas com frequência nos últimos dias, o parlamentar entrou em contato com a corporação para averiguar o que está ocorrendo.

De acordo com o democrata, dos oito veículos que a Guarda Municipal possui, seis estão danificados. Com isso, apenas duas viaturas circulam pelas ruas da cidade no momento. “Fiquei perplexo com a informação. Neste momento em que a retomada da sensação da segurança no município requer esforço de todos, a Guarda se vê de mãos atadas com tantas viaturas quebradas”, afirmou.

Juninho sinaliza para os efeitos da falta de frota. Segundo ele, o deslocamento de guardas municipais para os Prontos Socorros, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outros locais de atuação diária, está prejudicado. O problema prejudica também as rondas preventivas e atendimento imediato à população.

Ao intensificar a apuração dos fatos, Juninho da Padaria discursa que o problema não se limite a veículos quebrados. O parlamentar levantou que a falta de combustíveis ocorre com frequência. “Estas situações deixam a corporação desmotivada. Os guardas querem trabalhar em prol da segurança do patrimônio público e da comunidade mas encontram-se sem o mecanismo fundamental para o deslocamento”, disse.

A ausência da Guarda Municipal nas ruas, explica Juninho da Padaria, ficou explícita na tarde do último sábado na Rua 3-A onde escolas de samba realizaram ensaio técnico. “Muitas pessoas que estavam na Passarela do Samba me ligaram dizendo que ciclistas em alta velocidade e até veículos transitavam no corredor tomado por pessoas – entre elas crianças sem nenhuma fiscalização”, apontou.

Diante da proximidade do Carnaval e da necessidade de apoio às ações desenvolvidas pela Polícia Militar e Polícia Civil, em prol da segurança, o vereador solicita ao poder público intervenção imediata para que a frota possa ser restabelecida. “É preciso adquirir novas viaturas já que segurança pública é prioridade na opinião popular”, afirma o vereador. “Vamos protocolar requerimento e marcar reunião emergencial com o titular da pasta para entender o que está acontecendo”, finaliza Juninho.