- Mulher, Notícias

Realização do Dia M encabeça lista de atividades da Semana da Mulher 2014

Compartilhe:

Maria do Carmo, Raquel Picelli e Rosana Altimari coordenaram a reunião na Câmara

A programação oficial da Semana da Mulher, neste ano, terá início no dia 8 de março, sábado, a partir das 9 horas com solenidade no Jardim Público. O trabalho começou a ser definido pela comissão organizadora que tem à frente as vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli e também a primeira dama Rosana Altimari. A reunião foi realizada na tarde de segunda-feira, dia 13, no Plenário do Legislativo.

Representantes da administração municipal, entre eles o secretário de Turismo, Renê Neubauer, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da sociedade civil organizada participaram do encontro. No debate que visa definir a programação oficial ficou certo que no dia 16 de março, domingo, a partir das 14 horas, no Lago Azul será realizado o Dia M. A atividade consiste em reunir profissionais para atendimentos gratuitos diversos às mulheres. Ações culturais e esportivas também serão desenvolvidas.

Maria do Carmo, que preside a comissão, defendeu que neste ano a Semana da Mulher tenha foco nas profissões. “Temos hoje mulheres atuando na construção civil, na área da Segurança como guardas municipais, policiais civis e militares, incluindo na Polícia Rodoviária, enfim, é preciso dar ênfase a este universo”, defendeu.

Raquel Picelli defendeu a ideia apresentada por Maria do Carmo porém sinalizou que o tema combate à violência precisa ser mantido na programação mesmo que seja apenas por um dia. “A mulher, infelizmente, sofre violência diariamente. É um tema que não pode ficar fora da programação. É preciso definir como abordar o problema para que a busca por soluções tenha resultados positivos”, disse.

Na reunião, participantes também defenderam os seguintes temas: direitos da mulher, habitação – orientações permanentes do caminho que a mulher deve percorrer até ser contemplada em sorteio, GLBT – gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, auxílio às servidoras públicas municipais e à juventude e também oportunidades à mulher no mercado de trabalho.

No encerramento do encontro, Maria do Carmo marcou nova reunião para o final deste mês e confirmou que no dia 19 de março, dentro da programação, a Câmara Municipal realizará solenidade para a entrega de medalhas às mulheres indicadas por parlamentares.