- Notícias

Vereadores de Rio Claro tomam posse no Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira, dia 10, o presidente do Legislativo de Rio Claro Agnelo Matos e os vereadores Júlio Lopes, Geraldo Voluntário e Raquel Picelli tomaram posse como vereadores regionais do Aglomerado Urbano de Piracicaba. Agnelo já havia sido eleito 2º secretário do PRAUP. A sessão aconteceu na Câmara de Capivari com a presença de vereadores das 22 cidades que compõem o Aglomerado Urbano.

Logo após fazerem o juramento, os vereadores regionais deram inicio aos trabalhos legislativos. A pauta inicial foi uma Moção de Apelo, de autoria de Adriano Vitor ( São Pedro) e Ronei Martins (presidente da Câmara de Limeira), aprovada por unanimidade e que solicita à Assembleia Legislativa que o Aglomerado seja transformado em Região Metropolitana de Piracicaba. Os Parlamentares regionais defenderam que esta ação fortalece e traz mais benefícios para toda a população da região, como o fim da tarifa DDD.

Outros assuntos foram abordados pelos parlamentares, como o transporte intermunicipal, as condições das estradas, Programas dos Governos Estadual e Federal, a discussão mais complexa sobre o orçamento estadual, assim como o destino dos recursos, além da necessidade de cidades menores contarem com no mínimo, Brigadas de Incêndio.

Além destes debates, Agnelo Matos lembrou sobre a importância da viabilização para construção de um Aeroporto Regional e fez destaque ao trabalho legislativo de Rio Claro. “Recordo do ex-vereador Sergio Desiderá falando sobre esta área e do crescimento que isto traria para as cidades”, enfatizou Agnelo que em outro momento também ressaltou que o Projeto Minha Casa Minha Vida é referência mundial sobre programas de habitação para famílias de baixa renda.

Júlio Lopes, que também é presidente do Conselho Fiscal do PCJ fez uso da palavra e mencionou a inquestionável necessidade de se ampliar o aumento da vazão para 41 municípios, entre eles Rio Claro e Piracicaba, que integram a Bacia dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (PCJ). A proposta defendida pela Bacia do PCJ é de que a vazão aumente dos atuais 5 para 18 metros cúbicos de água por segundo. “Sem o abastecimento adequado, o município não se desenvolve. As perdas, principalmente no setor industrial, são preocupantes”, observou. Um abaixo-assinado está disponível no gabinete do vereador.

Raquel Picelli argumenta que irá acentuar o trabalho que já desenvolve na Frente Parlamentar dos Direitos e Defesa das Mulheres do Aglomerado e atuar em sintonia com o Parlamento Regional. “Trarei as necessidades e demandas do gênero. Tenho certeza que os resultados serão positivos, pois está havendo um fortalecimento para cobrarmos a implantação de políticas públicas para as mulheres. Em Rio Claro, estamos conquistando um prédio próprio para a DDM, agora estamos articulando para este serviço seja 24 horas nos sete dias da semana. Além destas questões dos direitos das mulheres. Além desta bandeira meu objetivo é garantir também os outros direitos constitucionais.”

Geraldo Voluntário explica que a participação no Parlamento Regional será uma rica experiência que possibilitará tratar de projetos sociais, visando o bem-estar dos milhões de cidadãos das 22 cidades. “A troca de informações sobre implantação de programas para famílias mais carentes será um de meus focos. Esta primeira sessão permitiu enxergar que o Parlamento Regional será uma ferramenta importante para pleitear aos órgãos competentes mais recursos e mais políticas públicas sociais.”

A Câmara de Rio Claro conta ainda com os vereadores Professor Dalberto, João Zaine e Maria do Carmo Guilherme como suplentes. A próxima sessão está marcada para o dia 11 de fevereiro, às 9h, em Piracicaba, na qual os vereadores regionais definiram os integrantes de cada comissão permanente.

Mais informações do Parlamento Regional podem ser obtidas no www.praud.blogspot.com.br.

Parlamento Regional do Aglomerado Urbano

Neste universo de 22 cidades, foi criado o Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (PRAUP), representado pelos vereadores e presidentes das Câmaras Municipais da região.

O objetivo é inserir o Parlamento nas discussões que envolvam o futuro das cidades que formam o Aglomerado Urbano de Piracicaba, e por entendermos que o Parlamento, por meio dos vereadores eleitos, representam o extrato da sociedade, a partir de suas características e peculiaridades.

A partir do trabalho desenvolvido pelo PRAUP, os vereadores das 22 cidades que compõe o Aglomerado Urbano de Piracicaba, passam a atuar em conjunto na busca por melhorias, investimentos e para que haja o atendimento efetivo das demandas da população.

O Parlamento é organizado em cinco Pólos Legislativos Regionais, que serão responsáveis pelos preparativos das Reuniões Ordinárias do Parlamento Regional:

I – Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras e Saltinho;

II – Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis, Santa Gertrudes;

III – Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna;

IV – Araras, Conchal, Leme;

V – Capivari, Elias Fausto, Mombuca, Rafard.

 

O Aglomerado Urbano de Piracicaba está entre as regiões mais desenvolvidas do Estado de São Paulo. São 6.998,15 quilômetros quadrados. Com população estimada em 1,3 milhão de habitantes, representamos 3,17% do total de habitantes do Estado de São Paulo. Nossa região integra a Macrometrópole Paulista, região que congrega 153 cidades, concentra 72% da população e 80% do PIB do estado, aproximadamente 27% do PIB do país.

Criada em 2012, a Aglomeração Urbana de Piracicaba esta entre as mais importantes regiões do Estado de São Paulo. O Produto Interno Bruto (PIB) da região é de R$29,7 bilhões, o que representa 3% do PIB de São Paulo.