- Notícias

Câmara Municipal de Rio Claro acompanha e opina sobre processo de instalação do Instituto Federal de Educação

Compartilhe:

Foi realizada na noite desta terça-feira, dia 10, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), audiência pública para debater a implantação em Rio Claro do Instituto Federal da Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Em se tratando de um polo educacional que definirá não apenas a capacitação profissional e oferta de mão de obra qualificada, mas também as diretrizes que o Instituto seguirá sobre as potencialidades profissionais para os jovens de Rio Claro, os vereadores João Zaine, Professor Dalberto e Raquel Picelli participaram da audiência com o objetivo de acompanhar e opinar sobre todo o processo de instalação do IFSP. A vereadora Maria do Carmo Guilherme foi representada pelo chefe de Gabinete e o vereador Júlio Lopes esteve presente no inicio da reunião. Para os vereadores, o debate foi construtivo, fortaleceu os preceitos da democracia e expõe o exercício da cidadania.

O diretor da unidade rio-clarense do Instituto Federal, Rivelli da Silva Pinto, apresentou levantamento que sinalizam que os setores da indústria, de serviços e do comércio são os principais vetores de crescimento da região. Porém, produtores culturais de Rio Claro manifestaram a importância para que o município possa contar com cursos de formação para agentes culturais.

Após das exposições dos diferentes argumentos, opiniões e ideias, foi aprovado pela maioria dos votos que o vetor de indústria será o foco do Instituto Federal de Educação e que o modelo será de curso técnico integrado (ensino médio e técnico). Com isso, haverá uma próxima audiência pública, na qual sindicatos, CEOs e representantes do setor industrial irão debater quais cursos atenderão as demandas da cidade e região.

Raquel Picelli, que foi a parlamentar municipal responsável em conjunto com o poder Executivo para a vinda do IFSP, destacou que aquele era um momento histórico para Rio Claro. “Tendo com um dos perfis de trabalho a justiça social, irei participar de todo o processo”. O vereador Professor Dalberto manifestou o trabalho realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Educação, na qual preside no poder Legislativo e salientou a necessidade de olhar para que a educação seja também um centro de formação e cidadania. João Zaine pontuou que as duas vertentes (indústria e cultura) fazem parte de sua plataforma política e dará prosseguimento para que estes setores sejam fomentados.