
O vereador Dalberto Christofoletti instituiu e preside a Frente Parlamentar em Defesa da Educação.
Os professores do Quadro Dois da Rede Municipal de Ensino estiveram nesta terça-feira (26) no Plenário da Câmara Municipal a convite da Frente Parlamentar em Defesa da Educação a fim de discutir as suas principais demandas, dentre elas, o seu ingresso no Plano de Carreira.
Professor Dalberto (PDT), ao abrir a reunião, fez a retrospectiva das ações realizadas pela Frente Parlamentar e distribuiu aos presentes cópias dos Requerimentos que foram encaminhados a Secretaria de Educação. O primeiro documento solicita que os professores do chamado “Quadro Dois” da Rede Municipal de Ensino tenham assegurado o direito de possuírem um Plano de Carreira no exercício de seu trabalho e o segundo requer o impacto financeiro gerado por esta ação.
“Entendemos que a continuar esta situação, se criará na rede municipal, profissionais de primeira e segunda divisão, o que é inconcebível para qualquer categoria profissional, em especial para os educadores, que são os responsáveis pelo amanhã deste país” argumenta Professor Dalberto. “Solicitamos também o impacto financeiro, pois acreditamos que este enquadramento não irá onerar significativamente o orçamento do município”.
Ao abrir o microfone para que os educadores do Quadro Dois colocassem seu ponto de vista, um único e importante argumento foi usado por todos – “mesmo que o edital do concurso, que é de 2009, prevê o contrário, a carreira no magistério nos dá o direito ao Plano de Carreira. A Constituição em seu artigo 206 e a Lei 11.738/2008 nos assegura isso”.
Os profissionais do Quadro Dois solicitaram uma reunião com a secretária de Educação, Heloísa do Carmo, para que além deste tema, outros sejam discutidos.
“A Frente Parlamentar irá articular esse encontro. Contamos com a participação de todos os profissionais do Quadro Dois, do Sindicato e da Secretaria de Educação. Esperamos dessa forma que esta reivindicação seja atendida”, conclui Dalberto.
Presidida pelo vereador Professor Dalberto (PDT), a reunião da Frente Parlamentar contou com a participação dos vereadores Geraldo Voluntário (DEM) e Paulo Guedes (PSDB). Por conta de um compromisso assumido em São Paulo, as vereadoras Maria do Carmo Guilherme (PMDB) e Raquel Picelli (PT) foram representadas por seus assessores. Luciana Santos, representando o Sindmuni (Sindicato dos Servidores Públicos de Rio Claro), também esteve presente.