Os integrantes do Parlamento do Idoso de Rio Claro visitaram nesta terça-feira, dia 26, a Câmara Municipal de São Paulo e Assembleia Legislativa. As atividades foram coordenadas pela Comissão Organizadora do Parlamento do Idoso da Câmara de Rio Claro em conjunto com as vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli.
Na Câmara de São Paulo, os idosos foram recepcionados pelos assessores do vereador Nelo Rodolfo (PMDB). Na oportunidade, os parlamentares conheceram o Salão Nobre, o Plenário e outras dependências do legislativo paulistano, onde puderam acompanhar alguns trabalhos que estavam sendo realizados e obter mais informações sobre as tarefas dos vereadores.
Já na Assembleia, dentro da programação legislativa, o grupo foi primeiramente ao gabinete da deputada estadual Ana Perugini (PT). A vereadora Raquel Picelli iniciou o bate-papo salientando o trabalho aplicado pela deputada ao presidir a Frente de Defesa dos Direitos da Mulher e aproveitou para entregar três ofícios solicitando emendas parlamentares.
Segundo a vereadora Raquel Picelli, foram pedidas as aquisições de um mamógrafo, um ônibus adaptado com consultório e áreas que atendam as especificidades da política de atenção integral à saúde da mulher e equipamentos para Centro de Ressocialização Feminino, objetivando o desenvolvimento de atividades contínuas em condições dignas ao cumprimento da pena.
A deputada ressaltou que iria analisar as solicitações da vereadora e destacou a importância da participação da terceira idade na política. “É fundamental a conscientização política para o amadurecimento da democracia”.
Após visitarem o gabinete da deputada, os parlamentares foram recepcionados pelo deputado Baleia Rossi (PMDB). A vereadora Maria do Carmo Guilherme também solicitou emenda parlamentar para a instalação de uma academia ao ar livre para a terceira idade. Rossi assinalou que irá esta semana a articulação para viabilizar esta benfeitoria.
Os integrantes do Parlamento do Idoso pontuaram que as visitas foram positivas e produtivas e divulgaram que mesmo após o encerramento da programação do Parlamento do Idoso continuarão exercendo a cidadania e atentos às ações políticas.