Definida como sucesso pela população, a Feira Corujão, viabilizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, está caminhando para conquistar um novo ponto. Desta vez, no espaço livre da Vila Martins.
Os produtos comercializados como frutas, verduras, ovos, pó de café, legumes e, mais recentemente, também alguns embutidos (que possuem o certificado de Serviço de Inspeção Municipal – SIM) são oferecidos pelos pequenos produtores rurais do município, por meio do programa da Agricultura Familiar de Rio Claro e região.
A implantação de mais um espaço para os produtores está sendo desenvolvida pela Secretaria de Agricultura em parceria com outras representantes, entre eles, a Associação dos Agricultores Familiares, a Associação dos Apicultores a Cooperativa dos Agricultores Familiares e a vereadora Raquel Picelli.
O planejamento é que a partir do dia 14 de dezembro, os agricultores comecem as atividades, incluindo um ponto de venda direto ao comércio varejista.De acordo com diretora Maria Helena De Mori, a prefeitura vem realizando ações de incentivo ao produtor rural, além de atualmente 30% da merenda escolar são provenientes de produtos dos agricultores familiares.
“O objetivo é que no dia 14 de dezembro, a prefeitura realize a Festa do Produtor Rural no espaço livre da Vila Martins, inaugurando o novo ponto da Feira Corujão e a comemoração do primeiro ano da Feira Corujão. Os funcionários da Agricultura estão trabalhando a todo vapor para adequar o local.”, informa a diretora.
Para Raquel Picelli, autora da lei que institui a Festa do Produtor Rural e que colaborou com a formação da Associação dos Agricultores Familiares, a instalação de mais um ponto de venda aos produtores sinaliza positivamente a parceria e atuação entre o Legislativo, Executivo e agricultores. “Acompanho os avanços para os agricultores desde o inicio da formação da associação, venho articulando para que cada vez mais sejam investidos recursos e ações aos produtores”, destaca a vereadora.
Para o secretário da Agricultura Carlos Alberto De Lucca, a Feira Corujão satisfaz o produtor, que conquistou um espaço para vender seus produtos, sem intermediários, podendo praticar preços mais baixos. “A população também foi beneficiada porque tem à disposição produtos saudáveis e de qualidade”, acrescenta.
A secretaria de Agricultura ainda lembrou que 27 toneladas de alimentos que o município de Rio Claro recebeu do governo federal, por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são provenientes de agricultores familiares do Rio Grande do Sul. “Isto é um incentivo para que os produtores de Rio Claro se organizem e possam realizar ações semelhantes”, enfatiza De Lucca.
A Feira do Corujão acontece toda quarta- feira, das 18h às 21h, na Avenida 56-A, esquina com a Avenida José Felício Castellano.