O químico e dirigente sindical Francisco Carlos Quintino da Silva recebeu o Título de Cidadão Emérito em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, dia 04, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Claro. A propositura foi feita pelo vereador Professor Dalberto (PDT) e aprovada por unanimidade.
Em seu pronunciamento, Professor Dalberto ressaltou que Quintino tem história marcada pela coragem de enfrentar as injustiças de nossa sociedade. “Destacamos sua conduta ao afirmar-se como negro, razão pela qual milita incansável, no combate ao preconceito e a segregação racial”.
O vereador ainda mencionou outras características de Quintino que justificam a homenagem prestada. “Destaco também a coragem do nosso homenageado ao se engajar na luta sindical, em favor dos trabalhadores, e, por fim, já se não bastasse ele brigar pela comunidade negra, defender os trabalhadores, Quintino também exerce importante papel na política partidária”.
Professor Dalberto ainda citou, ao final de seu discurso, a carta de testamento do presidente Vargas e o legado que ela nos deixou. “Já que hoje falamos da luta dos negros e da luta sindical, Vargas, em sua carta testamento, deixou para nós a seguinte mensagem, que jamais podemos deixar de lutar, e é essa bandeira que nosso homenageado carrega em sua vida”, finalizou.
Após receber o Título de Cidadão Emérito, Francisco Quintino ocupou a tribuna da Câmara Municipal e agradeceu a todos pela homenagem, principalmente à sua família. “Só é possível eu estar aqui diante de vocês graças a minha família. Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de viver ao lado de pessoas tão belas, que permitem que eu afirme que vale a pena ser honesto, que vale a pena lutar pelo que acreditamos que é a construção de uma sociedade livre da opressão e das injustiças sociais”.
Participaram da Sessão Solene o presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos e os vereadores Julinho Lopes, Maria do Carmo Guilherme, Raquel Picelli, Sérgio Moracir Calixto, Geraldo Voluntário e José Pereira dos Santos. Dora Trivelato, representando o prefeito Du Altimari, Ivan Castanho, representando o deputado estadual Aldo Demarchi, Ricardo Lopes Salomão, representando o deputado federal Newton Lima e Claudinei Cecatto, representando a vice-prefeita Olga Salomão.