Na sessão especial desta quinta-feira (24), os integrantes do Parlamento do Idoso aprovaram requerimentos que tratam de temas referentes a transporte coletivo, segurança no trânsito, estímulo a programas da terceira idade, educação, cultura e saúde.
A autoria das proposituras aprovadas por unanimidade é de Neiva Planello Diniz, Evani Tamayo Bruno, Maria José Cerri Sittolin, José Ariovaldo Pereira, Alice Paulino Sgarbozza, Margarida de Lima Scalzitti, Maria Aparecida de Almeida Cavichioili, Antonia Gomes de Moraes e Francisco Crispim de Souza.
As aprovações em plenário incluíram três indicações e três moções de congratulações a Antonio Carlos Riani Costa, Rosana Pinhatti Altimari e Sebastião Gobbi por apoio ao segmento da terceira idade no município.
O Parlamento do Idoso é um programa comunitário da Câmara Municipal de Rio Claro instituído pela Lei nº 4428 de 2012 por iniciativa das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli. A atividade tem por finalidade possibilitar a representantes de grupos de terceira idade a vivência do processo democrático mediante uma jornada parlamentar no Legislativo Municipal
Em participação especial, a vereadora Maria do Carmo Guilherme e o vereador João Zaine fizeram entrega de Moção de Aplausos de autoria da vereadora a participantes do grupo cultural de terceira idade Baila Comigo. Os homenageados conquistaram dois troféus para Rio Claro no 6º Festival da Primavera do Mercosul.
As moções homenageiam Agibair de Araújo, Valnice Tralba Rampim, Cleuza Rodrigues, Maria do Carmo Messetti, Erenita Ribeiro, Marlene Aparecida Moretti Venturoli, João Carlos Gomes, Maria Sueli Bortoli, Neide Marzolla Loureiro, Marlene Betarelli Erkert, Cleunice Veloso e Cleide Sueli Moretti Camargo.
O Parlamento do Idoso reúne doze integrantes. Eles e seus suplentes foram sorteados entre os inscritos. Representantes de grupos comunitários e entidades sociais, os membros são divididos em três partidos do próprio parlamento com quatro membros cada um: Independente, Solidariedade e Mobilização Rio-Clarense.
A sessão especial foi encerrada com entrega de Moção de Aplausos a funcionários da Câmara Municipal organizadores do Parlamento do Idoso. A iniciativa da homenagem foi de Ronald de Lima.
Os funcionários do legislativo que receberam a honraria são Ciciliana Di Batista, Deborah Regina da Silva Pereira, Maria Fabiana Pelegrinetti Foltran, Milene Pereira da Silva, Nathalia Queiroz Cristofoletti, Ricardo Teixeira Penteado e Amanda Gaino Franco Eduardo. Em nome da equipe, Nathalia ocupou a tribuna para agradecer.
De autoria de Maria José Cerri Sittolin e Neiva Planello Diniza, o Parlamento do Idoso entregou Moção de Congratulações a Lúcia de Fátima Nunes pela criação do Grupo de Protagonistas Sociais do Idoso de Rio Claro e por sua colaboração com as atividades dos grupos de terceira idade.