
A esposa Maria Fernanda com os filhos que Reginato teve com Darci
Emoção e lágrimas marcaram a justa homenagem da Câmara Municipal ao ex-secretário de Administração, José Roberto Reginatto na noite da última segunda-feira, dia 21, no Plenário. A entrega da Medalha Post Mortem pelos excelentes serviços prestados em prol do município segue Decreto Legislativo de autoria da vereadora Maria do Carmo Guilherme aprovada por unanimidade por todos os vereadores.
A mesa principal foi formada pelo presidente da Câmara, Agnelo Matos, vereadores Maria do Carmo e Dalberto Christofoletti, prefeito Du Altimari, primeira-dama Rosana Altimari, a esposa Maria Fernanda e presidente local do PMDB, partido que Reginato ajudou a fundar, o médico João Vieira. Funcionários da administração municipal, com o Primeiro Escalão completo, presidentes de partidos e amigos de Reginatto lotaram o Plenário. Familiares, incluindo filhos, acompanharam as homenagens da Tribuna de Honra da Casa.
Maria do Carmo comentou que Reginatto teve participação fundamental na sua vida para ela crescesse cada vez mais como pessoa e mulher. “Sempre defendeu a cidade em primeiro lugar. Como professor foi responsável pela formação de muitos estudantes em Rio Claro. Na antiga Cesp teve atuação brilhante com destaques em várias áreas”, disse a vereadora ao enfatizar ainda o seu trabalho nas duas campanhas vitoriosas – 2008 e 2012 – do prefeito Du Altimari. “Ele comandava os comícios. Em 2012, mesmo com a saúde debilitada foi mais uma vez locomotiva do nosso grupo no processo eleitoral”, comentou.
Du Altimari não conteve as lágrimas ao dizer: “Fora a minha família, se teve uma pessoa que realmente gostou de mim foi Reginatto. Amigo leal, parceiro para todas as horas. As portas da minha casa sempre estavam abertas para ele”, comentou o prefeito antes que emoção bloqueasse a sua fala. O prefeito recordou-se ainda da campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer para a presidência e vice da República em que Reginatto esteve com ele na Capital organizando o Comitê Estadual da campanha. “Antes de nos deixar ele comentou comigo: PMDB e PT devem permanecer unidos para que o grupo de centro-esquerda continue forte administrando a cidade. A chave do sucesso é a união”, frisou.
Agnelo Matos, que conheceu o conheceu em 1978, resumiu Reginatto como uma pessoa determinada, que tinha visão privilegiada. “Ocupou lugar de destaque na Regional da Cesp aqui em Rio Claro onde mostrou a sua capacidade, além da qualidade de educador que sempre foi”, disse o presidente. “Em conversa comigo, atento as questões eleitorais, disse: ‘Tenham juízo, somos fortes juntos’”, disse Reginatto sobre a aliança PT-PMDB.
Líder do PMDB na Câmara, o vereador João Zaine também prestou a sua homenagem: “A vida do Reginatto foi repleta de luta não para realizar os seus sonhos mas sim em prol do sonho coletivo. Fica com Deus meu amigo!”.
Dalberto Christofoletti recordou-se da última vez que Reginatto esteve no Plenário da Câmara: na posse dos eleitos no dia 1º de janeiro: “Mesmo com a saúde muita debilitada, precisando inclusive de uma cadeira de rodas, ele esteve aqui para nos dar força. Um exemplo a ser seguido”.
No encerramento, a esposa Maria Fernanda agradeceu a homenagem da Câmara, em especial à vereadora Maria do Carmo Guilherme, e ressaltou que o objetivo principal de Reginatto sempre foi viver bem e construir a paz entre todos. “Como marido, não tenho palavras suficientes para qualificá-lo. Peemedebista convicto coordenou várias campanhas eleitorais, inclusive, como já comentado pelo prefeito Altimari, a da presidente Dilma Rousseff em 2010. Se ele estivesse aqui gostaria de escutar rojões, com certeza. Por isso, deixo esta homenagem”, disse Maria Fernanda antecipando a queima de fogões acompanhada de aplausos de todos os presentes.
Natural de Marília, Reginatto foi diretor na Secretaria Municipal da Habitação de 1997 a 2004. Em 2009, ocupou o cargo de Secretário Municipal da Administração até o primeiro semestre de 2012. Foi presidente do PMDB de Rio Claro. Casado com Maria Fernanda, tinha dois filhos de seu primeiro casamento – com Darci.
Curriculum Vitae
Identificação
Nome: JOSÉ ROBERTO REGINATTO
Filiação: CAETANO REGINATTO E ANGELICA POLEZZI REGINATTO
Nascimento: 11.12.1948
Naturalidade: MARILIA – SP
Formação escolar
Nível médio:
– TÉCNICO EM CONTABILIDADE: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GERTRUDES P. ALVIM
Nível superior:
– CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS: FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ATIBAIA
– PEDAGOGIA: FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE OURO FINO
– MATEMÁTICA: UNIÃO DAS FACULDADES CLARETIANAS – CAMPUS BATATAIS
Outros componentes curriculares:
– SEMINÁRIO DE PRATICAS DE ADMININSTRAÇÃO DE PESSOAL
– SEMINÁRIO DE ADMININSTRAÇÃO DE TRANSPORTES
– CURSO DE SEGURANÇA PARA CHEFIAS
– CURSO DE PERÍCIA EM ACIDENTES DE TRÂNSITO – DEPTO. ESTADUAL DE POLÍCIA CIENTÍFICA
– CURSO BÁSICO EM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES – COBOL
– CURSOS COMPLEMENTARES EM COMPUTAÇÃO – WORD, EXCEL, ACCESS
Experiências profissionais:
* VIGORELLI DO BRASIL S.A.
DEPTO. DE SANTA GERTRUDES
PERÍODO – 03.07.1969 À 19.05.1970
ATIVIDADES – AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, CAIXA GERAL, RESPONSÁVEL PELO
MOVIMENTO CONTÁBIL
* ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA S.A. CENTRALELÉTRICA DE RIO CLARO
PERÍODO – 21.05.1970 À 28.02.1971
ATIVIDADES –
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
RESPONSÁVEL PELA PARTE DE PESSOAL
*COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO – CESP
PERÍODO – 01.03.1971 À 15.10.1997
ATIVIDADES –
AUXILIAR DE ESCRITÓTIO – DEPTO. PESSOAL
AUXILIAR DE PESSOAL “B” – DEPTO. PESSOAL
COORDENADOR SERVIÇOS ADM. “B” – SETOR TRANSPORTES
SUPERVISOR SEÇÃO TÉCNICA ADM “B” – SETOR ADMINISTRATIVO
ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO IV – SETOR ADMINISTRATIVO
* GOVERDO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
PERÍODO – 1977 À 2002
ATIVIDADES –
PROFESSOR III – ECONOMIA, ESTATÍSTICA, PROCESSAMENTO DE DADOS,
MATEMÁTICA
* PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO
PERÍODO – 22.10.1997 À 31.12.2004
ATIVIDADES –
DIRETOR DE DEPARTAMENTO – SECRETARIA MUNICIPAL DA HABITAÇÃO
* PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO
PERÍODO – 01.01.2009
ATIVIDADES –
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO