- Educação, Notícias

Frente Parlamentar recebe membros do Sindicato em reunião no Plenário da Câmara

Compartilhe:

Os membros do Sindmuni (Sindicato dos Servidores Públicos de Rio Claro), Luciana Santos, 1ª Secretária da Diretoria Administrativa e Marina Chiode, Dirigente de Creche, estiveram no Plenário da Câmara Municipal a convite da Frente Parlamentar em Defesa da Educação a fim de discutir as principais demandas referentes ao sistema público de ensino municipal.

Presidida pelo vereador Professor Dalberto (PDT), a reunião da Frente Parlamentar contou com a participação da vereadora Maria do Carmo Guilherme (PMDB) e do vereador Juninho da Padaria (DEM).

Pauta defendida pelo vereador Professor Dalberto, a situação dos professores do Quadro Dois foi discutida com Luciana Santos. A diretora sindical, em sua resposta, disse que esses profissionais precisam ser enquadrados no Plano de Carreira – “Mesmo que o edital do concurso prevê o contrário, a carreira no magistério dá a estes professores o direito ao Plano de Carreira”.

Com relação ao Plano Municipal de Educação (PME), que nesta semana foi encaminhado ao prefeito Du Altimari, a sindicalista exaltou o trabalho realizado na elaboração deste documento que vai definir o setor para os próximos dez anos no município. “Eu participei ativamente na construção do PME, que contou com profissionais da educação e a sociedade em geral, onde realizamos inúmeros trabalhos, investimos na pesquisa e organização deste documento, que está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE)” citou Luciana.

As dirigentes e auxiliares de creche foi outro tema abordado durante a reunião. “Esses profissionais desempenham as mesmas tarefas que um diretor ou vice, mas não estão inseridos no quadro do magistério”, explicou Luciana Santos. Professor Dalberto esclareceu as representantes do Sindmuni que a Frente Parlamentar irá atuar nesse sentido junto a Secretaria Municipal de Educação – “Iremos levar essa pauta ao Executivo, achamos justa a reivindicação e iremos trabalhar para que ela seja atendida”, citou o vereador.

O presidente da Frente Parlamentar, Professor Dalberto, questionou sobre a situação dos Monitores. “O enquadramentos destes profissionais no magistério é necessário, mesmo que gradativo esse processo precisa ser iniciado” explicou Marina.

Foi levantada pela dirigente a questão do Pró-infantil, que é um curso à distância, na modalidade Normal, que se destina aos profissionais que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas das redes públicas. Este curso, com duração de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento ao profissional que atua na educação infantil. Segundo Marina, os educadores paulistas não podem usufruir deste benefício, que é do Governo Federal, porque o Governo do Estado não firmou este convênio, que é entre o estado e a união. “Iremos encaminhar um requerimento a Secretaria Estadual de Educação, solicitando os motivos por que São Paulo não está inserido nesse processo”, falou a vereadora Maria do Carmo.

As reuniões da Frente Parlamentar são abertas ao público e acontece toda quarta-feira, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal. A Frente Parlamentar em Defesa da Educação, presidida por Dalberto Christofoletti, conta ainda com os vereadores Agnelo Matos, João Zaine, Maria do Carmo Guilherme, Júlio Lopes, Raquel Picelli, Pr Anderson Christofoletti, Geraldo Voluntário, Juninho da Padaria e Paulo Guedes.