A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Rio Claro composta pelos vereadores Anderson Christofoletti (presidente), Geraldo Voluntário (relator) e Maria do Carmo Guilherme (membro) fará no dia 19 de outubro, a partir das 9h, um dia de atividades culturais e artísticas na EE Professor Marciano Toledo Piza. O objetivo é informar, esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre os malefícios causados pelo vício das drogas.
Os vereadores explicam que esta iniciativa faz parte das ações relacionadas ao concurso cultural “Todos Contra as Drogas”, que teve a participação dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada, bem como os estudantes do ensino superior do município.
“Realizamos em junho o concurso cultural, cujo objetivo foi escolher a melhor frase criada pelos estudantes de Rio Claro a fim de fazer parte do selo que será usado nos diversos projetos de combate e prevenção às drogas existentes no município”, explica o presidente da Comissão, vereador Pr. Anderson Christofoletti.
Para fechar este projeto, era necessário uma imagem e, em consenso com todos os membros da Comissão de Direitos Humanos, decidimos que a criação dela ficará a cargo do trabalho que será realizado pelos alunos da escola Professor Marciano Toledo Piza e também de alguns grafiteiros.
As ilustrações deverão ser elaboradas a partir da frase “Sociedade unida, drogas vencidas; lute pela vida!” de autoria de Letícia Nogueira Matos, aluna do Colégio Objetivo, premiada em primeiro lugar no concurso cultural. Os alunos e os grafiteiros desenvolverão os trabalhos no muro da escola. A coordenação ficará a cargo do artista plástico rio-clarense Lucas Viglio.
Outras atividades acontecerão na quadra da escola e contará com palestras, workshops de artistas, escultores, desenhistas, atividades culturais e brinquedos que serão cedidos pela Secretaria de Esportes.
De acordo com a diretora da escola EE Professor Marciano Toledo Piza, Elisabete F. G. Costallat, é papel fundamental da escola e dos educadores participarem da discussão dos problemas que envolvem o uso das drogas. “Uma criança que cresce com conhecimento, caráter e autoestima desenvolvidos, dificilmente se deixará levar por caminhos tortos durante a fase da adolescência”