
Paulo Guedes falou sobre a insegurança no Plenário da Câmara na sessão ordinária
No último sábado uma pessoa foi assassinada. O homicídio aconteceu no Cervezão. Na última segunda-feira, ou seja, 48 horas após, a polícia registrou execução a tiros no Parque São Jorge. No ano, já foram registrados 39 homicídios em Rio Claro. A onda de violência foi o tema da fala de Paulo Guedes na tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 14.
Na avaliação do vereador, o fato de muitos dos 39 crimes supostamente terem alguma ligação com o tráfico de drogas é insuficiente para que a comunidade não conviva com o medo. “Não é fácil ser pai, mãe ou responsável de adolescente ou jovem nos tempos atuais. A cada final de semana, mais vidas são ceifadas nas ruas da cidade”, comentou o parlamentar. “Os pais, de pessoas com idades entre 16 e 25 anos, fase da vida em que normalmente as atividades noturnas ocorrem com maior frequência, por ser o período das descobertas, não dormem enquanto o ente querido não retorna ao lar. O drama parece não ter fim madrugada adentro”, acrescentou.
Paulo Guedes salienta que a aflição de pais e responsáveis não se limita ao temor fruto da onda de crimes. Rio Claro assim como a maioria dos municípios do país, avalia o vereador, vive um momento preocupante no que diz respeito ao tráfico e consumo de drogas.
Para o vereador, a solução para os problemas acima citados não passa por ações isoladas dos governos municipal, estadual ou federal. Não passa por ações isoladas de grupos organizados da sociedade civil. “É preciso a união de todos. O problema é grave e ninguém está imune”, disse.
No encerramento da sua fala, Paulo Guedes observou que muitos dos roubos ocorridos no município são praticados por usuários de drogas. “Na fissura pelo entorpecente e sem recursos para bancar o vício, pessoas que vivem à margem da sociedade acabam invadindo casas ou atacando pessoas pelas ruas”, alertou.
Estes assuntos, adianta o vereador, serão debatidos no Fórum de Segurança organizado pela Câmara Municipal que vai acontecer no dia 8 de novembro no Salão Nobre do Legislativo. “Juristas renomados, entre eles o promotor público Fernando Capez, estarão em Rio Claro debatendo o tema segurança pública”, comenta o vereador a estender o convite à toda população.