Na sessão especial desta quinta-feira (03), os membros do Parlamento do Idoso aprovaram 12 requerimentos, cinco indicações e duas moções. Uma das moções agradece a funcionários da Câmara Municipal pelo apoio às atividades e programações do Parlamento do Idoso. O documento alinha os nomes de Deborah Regina da Silva Pereira, Maria Fabiana Pelegrinetti Foltran, Milene Pereira da Silva, Nathalia Queiroz Christofoletti, Ricardo Teixeira e Ciciliana Di Batista.
Os trabalhos foram marcados pela entrega de Moção de Congratulações às vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli pela iniciativa de instituir o Parlamento do Idoso no município. A Tribuna Livre foi usada pela representante do Grupo de Protagonistas Sociais do Idoso de Rio Claro (GPSI) Lúcia de Fátima Nunes. Ela agradeceu pela Moção de Congratulações aprovada em reconhecimento de sua dedicação às políticas públicas para a terceira idade e falou do pioneirismo de Rio Claro na área.
Os requerimentos aprovados tratam de temas referentes a transporte coletivo urbano, obras de melhorias para mobilidade urbana e investimentos em políticas públicas municipais para idosos. Os autores das proposituras são Maria Aparecida de Almeida Cavichiolli (3 requerimentos), José Ariovaldo Pereira (1), Neiva Planello Diniz (3), Maria José Cerri Sittolin (3) e Ronald de Lima (2).
As cinco indicações, tratando de construção e limpeza de calçadas e atenção para equipamentos urbanos, são de Enilde Aparecida Ferreira de Souza (uma indicação), Vera Lígias Santoro de Almeida (1), Neiva Planello Diniz (2) e Ronald de Lima (1).
O Parlamento do Idoso é composto por 12 titulares e seus respectivos suplentes. Os integrantes estão divididos em quatro comissões, que são:
Comissão de Justiça – Ronald de Lima, Margarida de Lima Scalzitti e Antonia Gomes de Moraes. Comissão de Meio Ambiente – Neiva Planello Diniz, Francisco Crispim de Souza e Vera Lígia Santoro de Almeida. Comissão de Políticas Públicas – Evani Tamayo Bruno, Maria Aparecida de Almeida Cavichiolli e José Ariovaldo Pereira Bueno. Comissão de Direitos Humanos – Enilde Aparecida Ferreira de Souza, Alice Paulino Sgarbozza e Ronald de Lima.
O Parlamento do Idoso é um programa comunitário da Câmara Municipal de Rio Claro instituído pela Lei nº 4428 de 2012 por iniciativa das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli. A atividade tem por finalidade possibilitar a representantes de grupos de terceira idade a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar no Legislativo Municipal.