- Cultura, Notícias

Homenagem a Yoshiji Tamaru reforça vínculo de comitiva japonesa com RC

Compartilhe:

O intercâmbio cultural Brasil-Japão conta com capítulo especial em Rio Claro. Representantes da cidade de Kimitsu, estado de Chiba, no Japão, incluindo o secretário do prefeito, Koichi Takarashi, presidente da Câmara, Kikuo Kobayashi e vereadores estiveram em Rio Claro na quinta-feira, dia 3.

A comitiva japonesa esteve no Gabinete do Executivo por volta das 14 horas onde foi recepcionada pelo prefeito Du Altimari, vice Olga Salomão, presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos e vereadores Júlio Lopes, João Zaine e Maria do Carmo Guilherme.

Em sua fala, Agnelo Matos observou que falar sobre o Japão é falar de superação. O parlamentar observou que o Brasil é um país jovem na busca por sua emancipação social. Enfatizou a importância do Japão na influência das atividades culturais e agrícolas brasileiras.

“Hoje vivemos um dia especial. Quero agradecer a presença de todos da comitiva, em especial dos parlamentares de Kimitsu. Que nossas cidades possam manter este intercâmbio histórico e se possível ampliar as relações”, disse.

Du Altimari destacou as atividades comerciais desenvolvidas pela família Tamaru em Rio Claro e citou também os trabalhos desenvolvidos pelas famílias Akamine e Yabuki. O prefeito observou também a importância de intercâmbios seja na área da Educação ou da Saúde. “Podemos trazer para Rio Claro o que vocês tem de melhor e vice-versa”, pontuou.

João Tamaru falou em nome da família. Tornou público que em Kimitsu há uma sala escolar onde uma placa indica Rio Claro como cidade-irmã. “Agradecemos a homenagem que a comitiva japonesa está prestando ao nosso pai. E, digo, que estamos aprendendo o que é sentimento japonês”, finalizou. Tamaru veio para o Brasil, aos 22 anos, em 1929, fugindo da crise econômica. Morou em Rio Claro por escolha própria.