- Notícias, Sessão Solene

Moções de Aplausos simbolizam reconhecimento do município ao trabalho desenvolvido por Irikura

Compartilhe:

Major Irikura com os familiares e vereadores Juninho da Padaria e João Zaine

O homem por trás da farda. Na noite da última segunda-feira, dia 30, a Câmara Municipal realizou solenidade para homenagear Luís Alberto Irikura, ou, o Major Irikura como é conhecido na Polícia Militar onde se dedica à paz social há cerca de três décadas.

Na entrega da Moção de Aplausos, homenagem que leva as assinaturas dos vereadores Juninho da Padaria e João Zaine, a trajetória vitoriosa de vida de Irikura, seja na PM ou na vida em sociedade onde se destaca por diversas ações solidárias, foi retratada.

Policial competente, amigo, companheiro, bom marido, pai exemplar e filho responsável. A seriedade, marca registrada do Major de risos raros, deu lugar ao olhar emocionado. Ao ouvir as homenagens, na tribuna de honra do Legislativo, o policial rendeu-se.

Em sua fala, agradeceu o carinho da Câmara, da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-Rio Claro) que também prestou homenagem ao entregar mais uma Moção de Aplausos, o companheirismo dos amigos de trabalho e principalmente a compreensão da família que seja nos momentos de alegria, preocupação ou tristeza sempre se posicionou como alicerce.

“Estamos diante de uma reserva moral da Polícia Militar”, disse o deputado Aldo Demarchi ao representar o Parlamento Paulista na solenidade. “Hoje, a dona Helena com muita alegria está ‘lambendo’ a sua cria”, acrescentou Demarchi ao homenagear toda a família através da mãe de Irikura.

Juninho da Padaria observou que após 29 anos e seis meses de trabalho dedicados à Polícia Militar, o Major Irikura está prestes a entrar à reserva como Tenente-Coronel. “Estamos aqui diante de uma justa homenagem. Aliás, podemos dizer que trata-se de uma singela homenagem diante de tudo que o Irikura fez pela nossa cidade”, frisou o vereador. “Competente, amigo e solidário. Estas são algumas das muitas qualidades do nosso homenageado a quem tenho a oportunidade de agradecer em nome da comunidade rio-clarense”, destacou.

“Um homem do bem”. Com esta frase João Zaine resumiu quem é o Major Irikura. Para o líder do Governo na Câmara Municipal, a merecida aposentadoria marcará o encerramento de um ciclo da vida do Irikura, mas, abrirá novas possibilidades de auxílio à comunidade. “Falar do Major Irikura é muito fácil. Com a farda, policial competente que muitas vezes colocou a própria vida em risco enquanto nos dormíamos em companhia dos nossos entes queridos. Sem a farda, um homem voltado a ajudar o próximo. Ficará marcado para sempre como um exemplo a ser seguido”, disse.

Para o comandante do 37º Batalhão, tenente-coronel Marco Antônio Bellagamba, a dedicação ao trabalho e o companheirismo no dia a dia resumem quem é o Major Irikura. “Nunca se curvou diante de uma dificuldade. Sempre colocou a segurança das pessoas em primeiro lugar independente do grau de dificuldade que cada situação impôs”, observou.

Presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos salientou que através do mandato legislativo teve a oportunidade de conhecer o Major Irikura. “A ampla folha de serviços prestados à nossa comunidade credencia-o a ocupar posição de destaque no grupo seleto dos homens que dedicaram a própria vida em prol da segurança da nossa cidade”, enfatizou.

O advogado Adriano Marchi representou a OAB-Rio Claro na solenidade: “As ações solidárias encabeçadas em Rio Claro e o trabalho como integrante da Polícia Militar, onde ocupa posição de comando, retratam quem é o nosso homenageado”, disse.

Ao término da solenidade, o Major Irikura agradeceu todas as manifestações de carinho, prestou homenagens especiais a seus pais, esposa e filhos, presentes na solenidade, e confirmou que uma nova fase da sua vida está prestes a começar: “A aposentadoria é apenas uma das etapas da vida”, sinalizou.